ABPA, Jaguacy e Senar/Sindicato Rural de Bauru promovem evento pioneiro
Desafios da cultura do Abacate e Avocado, gestão da propriedade, oportunidades e a importância da representatividade dos produtores de Abacate e Avocado para o agronegócio serão os principais temas abordados no 1º Encontro Brasileiro de Produtores de Abacate e Avocado que será realizado no dia 15 de fevereiro de 2017, em Bauru/SP, promovido pela ABPA (Associação Brasileira de Produtores de Abacate), e produzido pela Jaguacy Brasil, SENAR e Sindicato Rural de Bauru.
A produção mundial de Abacate em 2016 alcançou a marca de 1.360.000 toneladas. No mercado externo o abacate é uma fruta que vem ganhando destaque pois seu consumo está em pleno crescimento, não só em grandes mercados como a Europa e os EUA, mas também em novos mercados como Emirados Árabes e China. No Brasil, o panorama de crescimento de consumo também acompanhou a tendência mundial. O Abacate e o Avocado estão passando por um período de “renascimento“, deixando de lado o mito de que é um “fruto que engorda“ para se tornar um alimento funcional altamente nutritivo e com excelente apelo na prevenção de doenças e auxiliar no emagrecimento. Segundo dados do IBGE (2008), o consumo percapto brasileiro de Abacate é de apenas 0,301 gramas/ano.
O Encontro promete ser um dia de reflexão sobre a cultura do Abacate e Avocado no Brasil. “O objetivo principal do encontro é aumentar o conhecimento dos produtores e destacar o valor da cadeia produtiva do Abacate no Brasil. O desafio é conseguir conectar produção, mercados e consumidores.“, comenta LÃgia Falanghe Carvalho, diretora de marketing e RH da Jaguacy e membro da diretoria da ABPA.
A ABPA foi fundada em 2006. A organização trabalha em prol dos produtores de Abacate e Avocado. Estimular os produtores através do conhecimento, atuar na geração de polÃticas públicas favoráveis e melhorar a consciência da sociedade em relação ao valor do Abacate e Avocado são os pontos de partida para trabalhar a unidade da ABPA. A ABPA também realiza encontros periódicos de sua diretoria e vem trabalhando o planejamento estratégico da organização: “Buscamos conhecer para crescer. Esse direcionamento vai de encontro com a missão da ABPA: Unir os produtores de abacate buscando a sustentabilidade da cadeia.“, acrescenta Paulo Tsuge, produtor de Abacate e Avocado e presidente da ABPA.
O 1º Encontro de Produtores de Abacate e Avocado promovido pela ABPA, com o apoio da Jaguacy e SENAR Bauru, é voltado somente para produtores de Abacate e Avocado, e tem como apoiadores a Fertiban, FMC, Grupo Tsuge, Solovita, Strider, e Realtec.
Conheça a programação:
8hs Credenciamento Welcome coffee Presidente ABPA
Semioquímicos e o manejo de Stenoma cateniffer – Rafael Borges
Controle de Praga Stenoma cateniffer – José Luiz Silva
12hs Abacate e Avocado Lunch
Adequação de manejos culturais para produção sustentável de abacates no Brasil – Tatiana Cantuárias
Uso de feromônios no monitoramento e controle de pragas: uma nova perspectiva para as pragas do abacate – José MaurÃcio S. Bento
Mercado de Abacate no Brasil – Caio Hortal Pereira Barreto
17h30 Happy Avocado Day
Informações:
O 1º Encontro Brasileiro de Produtores de Abacate e Avocado vai acontecer no dia
15/02/2017, das 8hs às 17h30.
Local: Rua Joaquim da Silva Martha, 13-16 ““ Bauru/SP ““ CEP 17014-000Â