Reunião foi organizada pela Bayer (Foto: divulgação)
Uberlândia está sendo nesta semana, sede de três grandes eventos técnico cientÃficos: o 50° Congresso Brasileiro de Fitopatologia – CBF, o II Workshop Brasileiro de Ferrugem da Soja e o 16th International Sclerotina Workshop. A semana de 21 a 26 de agosto está sendo intensa, com visitantes de todo o país e pesquisadores nacionais e internacionais.
A Bayer, uma das patrocinadores diamante do 50º CBFito, organizou um café para jornalistas. Os assuntos abordados durante a reunião foram os desafios dos pesquisadores frente às futuras doenças existentes e as que poderão surgir, aquecimento global, a participação do governo nos estudos cientÃficos, o futuro do agronegócio, entre outros.
O 50º CBF, que termina hoje mas dá lugar aos outros dois eventos os quais abrange, possibilita a discussão do papel dos fitopatologistas frente aos problemas atuais na área da fitopatologia. Para o presidente a Comissão Organizadora do 50º CBF, Fernando Cezar Juliatti, o evento busca com o tema “Do manejo à edição do genoma” rever fatos relevantes que contribuÃram para a evolução da fitopatologia no Brasil. “Além disso, divulgamos as novas descobertas e os recentes e fascinantes avanços da patologia vegetal“, explica Juliatti. O presidente da Comissão acrescenta ainda que essa é uma excelente oportunidade para incentivar a comunidade a adotar abordagens interdisciplinares, a fim de chegar a novas respostas para desafios como o aumento da população mundial, as alterações climáticas entre outras.
Próximos eventos:
No dia 24 de agosto acontece o II Workshop Brasileiro de Ferrugem da Soja. Espera-se que esse workshop possibilite discussões e apontamentos para o manejo sustentável na cultura da soja, incluindo a ferrugem e seus danos diretos e indiretos na cadeia. Já o 16º Workshop Internacional de Esclerotinia, que acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, acontecerá pela primeira vez no Brasil. Juliatti explica que receberão colegas e especialistas de muitos países, que trarão contribuições e trocarão informações. “Esperamos dois dias de discussão para apresentar a pesquisa mais recente e novas direções para melhorar os sistemas de gestão de doenças em países tropicais de diversos climas como o Brasil e os países temperados em outras regiões do mundo“, finaliza o presidente da Comissão.
Uberlândia foi escolhida devido a sua posição geográfica estratégica. Todas as atividades estão acontecendo no Center Convention. Para mais informações e inscrições acesse www.cbfito.com.br .
Informações sobre essa pauta:
Ares Comunicação ““ Marina Caixeta (34) 98810-4079 /Â Fabiana Barcelos (34) 98855-7881 | 3216-7881
fabiana@arescomunicacao.com.br