Representantes de 15 países irão discutir nesta quinta (23) e sexta-feira (24) no Museu Oscar Niemeyer (MON) o futuro do agronegócio
Começa nesta quinta-feira (23), em Curitiba, o 6º Fórum de Agricultura da América do Sul, evento que reunirá representantes de 15 países para discutir o futuro do agronegócio na região, analisando temáticas como grãos, carnes, mercado, tecnologia e logÃstica, a partir da ótica sul-americana. Os debates ocorrem no Museu Oscar Niemeyer até esta sexta-feira (24). Desde sua primeira edição, em 2013, o evento tem o objetivo debater a participação da América do Sul no agronegócio mundial.
Oportunidades
O Fórum também analisará as novas oportunidades ao agronegócio brasileiro com a guerra comercial entre Estados Unidos e China. Neste cenário, um potencial parceiro é o México, que aumentou em 46,4% suas exportações de carne de frango de janeiro a julho de 2018 (68,8 mil toneladas), em comparação com o mesmo período do ano anterior (47 mil toneladas), segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Atualmente, os Estados Unidos são os principais exportadores dessa proteÃna ao mercado mexicano, embarcando 637 mil toneladas ao país em 2017, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). “É preciso que nossa cadeia produtiva esteja preparada para atender essas demandas. E isso só é possível conectando todo o agronegócio, trazendo eficiência ao setor“, explicou o gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo e coordenador do 6º Fórum de Agricultura da América do Sul, Giovani Ferreira.
Serviço
6º FÓRUM DE AGRICULTURA DA AMÉRICA DO SUL ““ “O campo digital e conectado: o grande desafio do Século XXI“
DATA: 23 e 24 de agosto de 2018
LOCAL: Museu Oscar Niemeyer (MON)
ENDEREÇO: Rua Marechal Hermes, 999, Centro CÃvico ““ Curitiba (PR)
INSCRIÇÕES: www.agrooutlook.com.br
Sobre o Fórum de Agricultura da América do Sul
O 6º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum South America 2018) é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo (AgroGP), plataforma de conteúdo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), com sede em Curitiba, no Paraná. O projeto piloto do Fórum foi realizado em 2013 e levou para Foz do Iguaçu (PR) mais de 500 inscritos para discutir os desafios e oportunidades do agronegócio global a partir da realidade sul-americana. Desde então, o evento reúne anualmente especialistas e participantes de todo o mundo, trazendo à pauta assuntos como inovação e sustentabilidade, desenvolvimento urbano pela economia rural e sucessão no campo. Em 2018, o evento tem como tema “O campo conectado e digital: o grande desafio do Século XXI“.