17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos Bioisca - Naturalmente eficaz

Bioisca – Naturalmente eficaz

 

 Fotos Luize Hess
Fotos Luize Hess

“Bioisca é um formicida natural indicado para o controle de formigas cortadeiras. Sua forma granulada e sua atratividade fazem com que as formigas carreguem o produto para abastecer todas as panelas, atingindo a máxima eficiência“, explica Roberto Maegawa, engenheiro agrônomo da Cocapec e técnico responsável pela Bioisca.

               A COCAPEC participa há mais de 20 anos do evento, e nesta edição esteve presente com a Bioisca, uma alternativa no controle de uma praga muito séria ““ a formiga.

Combate de formigas na cafeicultura

 

O controle das formigas é importante principalmente na implantação da lavoura, quando o ataque delas causa perda de mudas. “E hoje, com a mecanização, é fundamental, pois os formigueiros podem causar o atolamento das colhedoras“, alerta Roberto Maegawa.

Como as formigas formam montículos de terra, atrapalham as máquinas colhedoras, fazendo engripar todo o sistema de esteiras com terra solta, podendo até danificá-las. Até mesmo as varredoras de café têm seu trabalho prejudicado. Lembrando que a formiga é uma praga presente em todas as culturas.

 Modo de ação

A ação da Bioisca consiste em danificar o alimento da formiga, que são os fungos. “Bioisca quando inserido na base de alimentação das formigas, “˜estraga o alimento’, e ao ingeri-lo a formiga passa a ter problema de respiração, de musculação, e se torna um ser inútil, deixando de causar danos à cultura“, explica Maegawa.

Programa de Aplicação Protegida

O desperdício é o principal fator no aumento de custo no controle do formigueiro. A isca granulada é a forma mais eficaz de controle, restringindo suas ações apenas às formigas cortadeiras, que a carregam para o formigueiro. A eficácia da isca granulada fica comprometida quando em condições úmidas (chuva, orvalho e irrigação).

Buscando a solução para este problema, a Bioisca criou o Programa de Aplicação Protegida. A Bioisca tem duas formas de aplicação protegida – uma é o sistema em sachê, de 10 gramas, que pode ser colocado diretamente no olheiro para ser carregado para dentro do formigueiro. Além do produto em sachê ser protegido contra chuva e umidade, pois é impermeável, ele oferece condições de remanejar e de evitar o desperdício do produto.

“Fornecemos também em embalagens de 500 g. O programa de aplicação protegida orienta que a isca seja colocada em uma garrafa pet, embaixo de telhas ou de bambus, para que o produtor possa abastecer o formigueiro até chegar à saturação e o produtor não tenha desperdício do produto por chuva ou por outros tipos de animais“, pontua o especialista Maegawa.

Saturação é o momento em que a Bioisca chega a todos as panelas do formigueiro, comprometendo toda a produção de fungo da colônia. No site www.bioisca.com.br é possível ter mais informações sobre o produto com a equipe de vendas e de técnicos à disposição.

““Bioisca é um produto que vem atender a uma tendência mundial por produtos menos impactantes ao meio ambiente, comparados a outros no mercado, porque de fato preserva o equilíbrio da natureza“, garante Maegawa.

 A equipe apresentou a Bioiscano controle de formiga - Fotos Luize Hess
A equipe apresentou a Bioiscano controle de formiga – Fotos Luize Hess

O evento

 Maegawa sempre esteve presente em eventos como o Congresso do Café, e elogia esta edição pelo número e qualidade do público, mesmo em se tratando de anos difíceis para a cafeicultura. “É justamente em épocas difíceis que o produtor e técnicos devem procurar alternativas para se sobressair na atividade, e no Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras ele encontra essa oportunidade“, conclui.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes