17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Grãos Cultivares de soja resistentes no controle de nematoides

Cultivares de soja resistentes no controle de nematoides

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Os nematoides, microrganismos que atacam as plantas, provocam prejuízos significativos à agricultura em todo o mundo. De acordo com Carolina Deuner, doutora em fitopatologia e responsável pelo Laboratório de Nematologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), os danos podem variar de 10 a 90%, dependendo da espécie do nematoide, população, tipo de solo e condição climática.

Os três métodos de controle de nematoides mais utilizados são o uso de nematicidas, a adoção de cultivares resistentes e a rotação de culturas. “A utilização de plantas antagônicas ou não-hospedeiras em rotação, sucessão ou plantio consorciado com outras culturas auxilia na redução populacional de nematoides fitoparasitas“, explica a professora.

Além disso, algumas destas plantas são capazes de fixar nitrogênio e fornecer expressivos volumes de matéria orgânica, aumentando a atividade de fungos antagonistas e melhorando as características gerais do solo.

O uso de cultivares resistentes é analisado pela pesquisadora como uma maneira eficiente e recomendável para áreas com incidência de nematoides. “A resistência é uma característica de cultivares que não permitem ou dificultam a multiplicação do nematoide em suas raízes. Seu uso contribui para o declínio da densidade populacional desses parasitas“, informa Carolina Deuner. “No entanto, há poucos materiais resistentes disponíveis no mercado“, lamenta a fitopatologista.

 

Sementes

Para atingir este mercado, a Fundação Pró-Sementes dispõe de duas cultivares de soja altamente produtivas que apresentam resistência aos nematoides de galha Meloidogynejavanica e Meloidogyneincognita. Em testes realizados pelo Laboratório de Nematologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), FPS Solar IPRO e FPS Antares RR foram avaliadas como resistentes às duas espécies.

O bom desempenho dos materiais já vem sendo observado no campo. A Pampa Sementes multiplica as duas cultivares nas cidades de Maracaju, Sidrolândia e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e abastece o mercado de municípios na divisa do estado com o Mato Grosso, onde a incidência de nematoides é muito alta. “Já percebemos esta qualidade da FPS Antares RR em comparação com outros materiais“, afirma Gianluppi.

De acordo com ele, a cultivar se destacou em áreas de nematoides. Agora, a sementeira aposta igualmente no lançamento FPS Solar IPRO, que também promete um bom desempenho nestas condições.

FPS Solar IPRO é uma cultivar tolerante às altas temperaturas, resistente às principais lagartas da soja e apresenta estabilidade de produção. É indicada para as regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, sendo também, a partir da safra 2016/17, recomendada para os Estados de Goiás e Minas Gerais.

Já FPS Antares RR apresenta uma ampla adaptação geográfica e indicação para semeadura no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. As duas cultivares possuem genética do Grupo Don Mario e são licenciadas exclusivamente pela Fundação Pró-Sementes.

Carolina Deuner salienta que nenhum método apresenta controle satisfatório de nematoides quando aplicado isoladamente. “A semeadura de cultivares resistentes não deve ser a única opção em razão da elevada diversidade genética dos nematoides, que podem apresentar grande variabilidade genética, proporcionando o surgimento de novas raças“, alerta a doutora em fitopatologia.

Essa matéria você encontra na edição de janeiro 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes