17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Mercado Cultivares de Soja da Embrapa com tecnologia Intacta são testadas em programa...

Cultivares de Soja da Embrapa com tecnologia Intacta são testadas em programa da Monsanto

SojaAs cultivares de soja BRS 6970IPRO, BRS 7170IPRO, BRS 7270IPRO, BRS 7470IPRO e BRS 7570IPRO, desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA), e lançadas recentemente, fazem parte do programa “Os Eleitos“ da Monsanto que foi criado para lançar a tecnologia Intacta RR2 PROâ„¢ no Brasil.

Este ano os materiais foram incluídos no programa onde os produtores são convidados a testar as cultivares com essa tecnologia. São 66 áreas de soja em 39 produtores que vão avaliar o desempenho, a produção e a produtividade destas cultivares, explica Alessandro Cruvinel, gerente local do Escritório de Goiânia (GO), da Embrapa Produtos e Mercado e um dos responsáveis pela implantação e acompanhamento do desenvolvimento das cultivares.

Cruvinel informa que estas cultivares apresentam grande potencial produtivo e que na safra passada (2015), mesmo com os problemas climáticos que ocorreram, vários campos apresentaram rendimento acima de 60 sacas por hectare.

No dia 3 de fevereiro uma equipe composta pela Embrapa Produtos e Mercado, CTPA e Monsanto realizou um giro técnico pelas áreas plantadas com as novas cultivares dentro do programa mencionado. Foram visitadas propriedades nos municípios de Gameleira de Goiás e Silvânia no estado de Goiás onde constatou-se que as novas cultivares estão apresentando excelente desenvolvimento, afirma Cruvinel.

O produtor Ivan de Araujo Inácio, do município de Gameleira no estado de Goiás, tem uma área total de 1100 ha com soja. Ele plantou as cultivares: BRS 7270IPRO, BRS 7470 IPRO, BRS 7570IPRO. Segundo o produtor, as cultivares apresentam bom desenvolvimento em geral, com destaque para a cultivar BRS 7470 IPRO.

“Na minha opinião todas as lavouras estão indo bem, mas, acho que a BRS 7470IPRO é a que vai dar maior produtividade porque já se destaca pelo aspecto da planta e o número de vagens“. Sobre a BRS 7270IPRO, Ivan diz que ela se apresenta com as plantas mais baixas e precoces que são boas características para a safrinha. Na avaliação do produtor, A BRS 7570IPRO é muito similar no desenvolvimento à BRS 7470 IPRO, mas, esta última parece que vai produzir mais, afirma ele.

As cultivares em questão são semelhantes em alguns aspectos como o tipo de crescimento indeterminado e ciclo de 99 a 110 dias, com variações no grupo de maturidade. A seguir algumas das características das cinco cultivares:

BRS 6970IPRO: superprecoce com excelente potencial produtivo e resistente ao nematoide de galhas Meloidogne javanica. É recomendada para solos de alta fertilidade do sudoeste de Goiás, parte do Triângulo Mineiro e noroeste e norte de São Paulo.

BRS 7170 IPRO: uma cultivar precoce, com excelente potencial produtivo e ótima arquitetura de plantas. Apresenta resistência ao acamamento e às principais doenças da soja. É recomendada para solos de alta fertilidade das regiões nordeste e sudeste de Goiás, entorno do Distrito Federal e noroeste de Minas Gerais.

BRS 7270IPRO: é precoce e estável, com excelente potencial produtivo. Apresenta moderada resistência ao nematoide de galhas Meloidogne javanica. É recomendada para solos de alta fertilidade das regiões nordeste e sudeste de Goiás, entorno do Distrito Federal, noroeste de Minas Gerais, leste e centro-norte do Mato Grosso do Sul.

BRS 7470IPRO: apresenta excelente potencial produtivo e moderada resistência ao nematoide de galhas Meloidogne javanica. É recomendada para solos de alta fertilidade e para o centro-sul e sudeste de Mato Grosso, regiões oeste, noroeste, nordeste e sudeste de Goiás, entorno do Distrito Federal, noroeste e parte do triângulo mineiro e noroeste de São Paulo.

BRS 7570 IPRO: apresenta excelente estabilidade com produtividade de grãos elevadas, resistência às principais doenças da soja, é recomendada para solos de alta fertilidade nas regiões sudeste de Mato Grosso, estado de Goiás (com exceção do norte goiano), Distrito Federal, região noroeste de Minas Gerais (Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro), noroeste e norte de São Paulo e regiões leste e centro-norte de Mato Grosso do Sul.

 

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes