Técnicos da Emater-MG de 25 municípios estão participando nesta semana, em Sete Lagoas, na região Central do Estado, de um curso de capacitação em agroecologia, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é reunir conhecimentos e experiências para construir as diretrizes técnicas do trabalho da empresa nesta área. Participam do encontro o diretor técnico da Emater-MG, João d’Angelis, e o coordenador geral de Capacitação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Cássio Trovatto.
Segundo a coordenadora estadual de Agroecologia da Emater-MG, Rejane Beatriz Mendes, os dias de debate servirão de base para a formulação das ações estratégicas a serem aplicadas pela Emater-MG, na área de agroecologia. “No primeiro momento apresentamos uma contextualização da área e o que a Emater vem desenvolvendo. Temos a contribuição de entidades parceiras que trabalham com agroecologia. Essas experiências podem contribuir com a construção dessas diretrizes na nossa empresa“, explica.
Durante a capacitação, foram apresentadas cerca de 100 experiências de implantação de processos agroecológicos, conduzidas por técnicos da Emater-MG, em vários municípios de Minas. A programação incluiu o debate de questões como: reflexões sobre a importância da agroecologia; importância da qualificação técnica da assistência técnica e extensão rural; análise de práticas voltadas para diminuição de agrotóxicos na produção convencional; definição de indicadores, entre outras questões pertinentes ao tema. Participaram também do evento, representantes de outras instituições públicas com atuação em agroecologia, entre elas a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas (Epamig), além de universidades.