17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Mercado Implantação de Feira da Agricultura Familiar e Artesanato deve melhorar vendas do...

Implantação de Feira da Agricultura Familiar e Artesanato deve melhorar vendas do setor em Brumadinho, região Central de Minas

Emater-MG fez o projeto técnico e orienta os produtores

Crédito : Alexandre Soares / Emater-MG
Crédito : Alexandre Soares / Emater-MG

Os agricultores familiares de Brumadinho, região Central de Minas Gerais, ganharam um espaço para comercializar os seus produtos. No último sábado, 20 de fevereiro, foi inaugurada a Feira da Agricultura Familiar e Artesanato no município. A iniciativa, que deve contribuir para melhorar as vendas do setor, é uma parceria entre a Emater-MG, Prefeitura de Brumadinho e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário.

A feira funcionará aos sábados de 8h às 13h, na avenida Itaguá, no bairro Progresso (em frente à quadra municipal de esportes). O local foi cedido pela prefeitura, que fez adequações, como melhoria do piso, instalação de tomadas elétricas, pias, lixeiras e banheiros químicos. A Emater-MG foi a responsável pela elaboração do projeto técnico da feira. A empresa também é responsável pela orientação técnica e organização dos produtores.

“O objetivo é apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar e propiciar a oferta de alimentos frescos e saudáveis à população urbana“, diz a gerente regional da Emater-MG em Belo Horizonte, Mariza Flores.

Trinta produtores serão beneficiados e poderão comercializar seus produtos na feira. As barracas foram doadas pela Prefeitura de Brumadinho, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário e Emater-MG , por meio do programa Minas Sem Fome. Cada instituição doou dez barracas.

Crédito : Alexandre Soares / Emater-MG
Crédito : Alexandre Soares / Emater-MG

“Para os produtores é uma oportunidade de comercializar diretamente sem atravessadores; interagir com o consumidor e conhecer suas preferências. Para os consumidores é uma oportunidade de adquirir alimentos frescos e saudáveis a preços acessíveis“, afirma Mariza Flores.

“A feira vai impulsionar as vendas da agricultura familiar no município. Há vários produtores nos procurando para participar da feira, que tem uma ótima localização“, ressalta o técnico da Emater-MG em Brumadinho, Mauro Ambrósio da Silva Júnior.

Márcio José da Silva é horticultor e mora no Assentamento Pastorinhas. Apesar de morar em Brumadinho, ele comercializa suas hortaliças em Belo Horizonte, em feiras organizadas pela prefeitura. A partir de agora, com a inauguração da Feira da Agricultura Familiar e Artesanato, ele terá um espaço para vender suas hortaliças no município. “ É uma grande oportunidade. É um espaço na própria cidade e isso facilita muito. Brumadinho precisava de um local como esse“. Com a feira, Márcio da Silva espera aumentar em média 10% as vendas.

Em seu primeiro dia de funcionamento, a Feira da Agricultura Familiar e Artesanato agradou os consumidores, que elogiaram a qualidade dos produtos. “ Eu adorei tudo. As verduras são frescas e novas. É melhor comprar um produto que a gente sabe da procedência e da qualidade“, diz a consumidora Sergiana Pereira Torres.

Crédito : Alexandre Soares / Emater-MG
Crédito : Alexandre Soares / Emater-MG

Minas Sem Fome

A Emater““MG, por meio do Minas Sem Fome, desenvolve ações para fortalecer este canal de comercialização nos municípios mineiros. Um exemplo é a distribuição de kits para organizar e padronizar as feiras livres. Além das barracas, os kits são compostos de jalecos e balanças digitais. De acordo com a Emater-MG, entre 2010 e 2015 foram distribuídos 127 kits de feira livre, beneficiando 2.340 produtores, em 104 municípios. Para 2016, está previsto pela Emater-MG a distribuição de 64 kits, beneficiando 1.280 produtores, em 64 municípios.

O Minas Sem Fome é um programa do governo de Minas Gerais, gerenciado pela Emater-MG, que tem o objetivo de buscar a segurança alimentar e nutricional, com redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão produtiva. O programa beneficia a população rural e urbana, em situação de vulnerabilidade social, organizada por meio de entidades comunitárias, sem fins lucrativos e legalmente constituídas, com projetos de interesse coletivo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes