17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Eventos Produção de uva e goiaba no cerrado será tema de palestras na...

Produção de uva e goiaba no cerrado será tema de palestras na Femec

FEMEC

       O grande interesse de produtores rurais da região pela produção de uva e goiaba levou a organização da Femec a promover palestras gratuitas sobre os dois temas. “A Cultura da Goiaba: Alternativa para a Região do Cerrado Mineiro“ e a “Produção de Uvas para Mesa e para Elaboração de Sucos e Vinhos“ serão as palestras ministradas por Daniel Angelucci, pesquisador da área de fruticultura da EPAMIG/OESTE, no dia 1º de abril dentro da programação técnica da Femec.

      De acordo com Angelucci, a uva é cultivada no Triângulo Mineiro, em Capinópolis e em Araguari, no Distrito de Amanhece. Em Uberlândia, a Ferub já faz estudos para desenvolver um projeto experimental. “A nossa região é importadora de variedades de uvas, mas o cerrado mineiro é perfeitamente adaptável a esse cultivo, tanto que o interesse vem de pequenos, médios e grandes produtores rurais, que querem a uva para mesa ou para processamento de sucos e vinhos finos“, disse.

      Quanto às condições para a produção de uvas na região, Daniel Angelucci explica que a quantidade e qualidade serão satisfatórias desde que se faça uma inversão no ciclo, com poda em janeiro e colheita no meio do ano, durante o inverno. “Como durante o inverno em nossa região temos dias quentes e noites frias, isso favorece à cor, doçura e qualidade da uva“, destacou.

       Em uma pequena propriedade rural no município de Capinópolis, a 174 km de Uberlândia, o produtor Romildo Fernandes Dias, de 65 anos, cultiva seis variedades de uvas em uma área de 2 hectares. O projeto foi implantado há 13 anos e o agricultor afirma que a atividade é lucrativa. “Nos primeiros quatro anos enfrentamos dificuldades, mas depois pegamos o jeito, e hoje, a nossa produção é de 30 a 40 toneladas de uvas para mesa“, disse.

      Para produzir em quantidade satisfatória e boa qualidade, a poda nos parreirais é feita entre o fim de março e inicio de julho. “Fazendo as podas de forma correta, combatendo pragas e doenças, a colheita é realizada entre julho e dezembro. O nosso mercado principal é Ituiutaba, mas comercializamos as nossas uvas em Uberlândia, Goiânia e Caldas Novas. O faturamento por hectare pode chegar a R$ 200 mil por ano“, concluiu Romildo Fernandes.

Goiaba           

       Em relação à goiaba, Daniel Angelucci disse que a fruta ocupa cerca de 28 hectares na região, com destaque para cidades como Rio Paranaíba, Patos de Minas, Ibiá e Conquista. “O Cerrado oferece a possibilidade de colheita o ano inteiro. A goiaba é uma importante alternativa comercial para mesa e processamento de doces e sucos“, concluiu.

Ferub

      O Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de Uberlândia/Ferub, Mayer Andrade Santos, visitou parreirais em Bento Gonçalves (RS), para conhecer técnicas de plantio, cultivo e colheita de uvas naquela região. “Pretendemos implantar um projeto experimental na Ferub, com plantio em uma área de 2.400 metros, mas estamos buscando parcerias. A ideia é fazer o plantio ainda este ano para fazer a primeira colheita já em 2017“, disse.

5ª Femec

       O Sindicato Rural de Uberlândia promove a 5ª Femec ““ Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais ““ de 29 de março a 1º de abril, das 8h às 20h, no Parque de Exposições Camaru, com entrada franca. Os principais fabricantes de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas estarão presentes no evento para apresentar ao produtor rural o que há de mais avançado em termos de tecnologia destinada à produção com informações técnicas qualificadas. Durante a feira, o público terá a oportunidade de participar de cursos e palestras gratuitas.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes