Com destino ao porto paulista, nove comboios ferroviários saem carregados diariamente de terminais instalados no Sudeste de Mato Grosso
O escoamento da safra recorde de soja, estimada em mais de 100 milhões de toneladas, entra em seu período mais movimentado neste mês e atinge marcas impressionantes. A Rumo, maior concessionária de ferrovias do Brasil, vem remetendo de Mato Grosso para o Porto de Santos um volume equivalente a um navio carregado de grãos por dia.
Essa movimentação ocorre num ano em que o País está se superando na produção e na exportação de soja. Para a safra 2015/2016, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê uma colheita de 101 milhões de toneladas e embarque de 56,75 milhões de toneladas do produto em grão. Em relação a 2014/2015, o primeiro número representa 4,95 milhões de toneladas a mais (aumento de 5%); o segundo, 2,43 milhões de toneladas (4,5%).
Para chegar a esse volume nas exportações, o Brasil precisa exportar uma média de 155 mil toneladas da oleaginosa em grão por dia. Em março, um terço desse volume sairá de Mato Grosso, o maior produtor nacional, via ferrovia. Sete comboios de cerca de 80 vagões partem diariamente dos terminais de Rondonópolis e outros dois saem de Alto Araguaia, ambas cidades do Sudeste mato-grossense. Os trens carregam, juntos, perto de 50 mil toneladas de soja, volume suficiente para encher 1,4 mil caminhões ““ ou um navio.
Mato Grosso está produzindo 28,5 milhões de toneladas de soja na safra 2015/2016, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Nesta época do ano, o Estado passa a exportar mais de 1 milhão de toneladas por mês, principalmente para a China.
As exportações têm estimulado uma produção cada vez maior de grãos. No caso da soja, aproximadamente três quartos da colheita brasileira devem ser exportados nesta temporada, conforme a Conab. Além das 56,75 milhões de toneladas em grão que estão deixando o País, o setor deve embarcar 15,5 milhões de toneladas de farelo e 1,4 milhão de toneladas de óleo, totalizando 73,65 milhões de toneladas em exportações.
Sobre a Rumo
A concessionária tem 12 mil quilômetros de malha ferroviária, 966 locomotivas, 28 mil vagões e quase 12 mil funcionários diretos e indiretos. Sua capacidade de elevação no Porto de Santos e no Porto de Paranaguá é de 29 milhões de toneladas ao ano.