O Grupo de Estudos em Manejo Integrados de Pragas (GEMIP) tem desenvolvido suas atividades de ensino na Universidade Federal Rural da Amazônia, câmpus Paragominas, desde 2014. Coordenado pelo professor Anderson Gonçalves da Silva, o projeto visa difundir o manejo integrado de pragas entre a comunidade, além de formar profissionais capacitados para atuarem na defesa fitossanitária da região amazônica.
Visando atuar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, o GEMIP tem como objetivo difundir alternativas para o manejo de pragas na agricultura, buscando o uso racional de agrotóxicos respeitando o meio ambiente e suas interações com a prática agrícola sustentável. O grupo de estudos, criado para discutir ações que viabilizassem uma agricultura baseada no uso correto e racional dos insumos agrícolas, apresenta atividades de ensino e pesquisa que abordam o desenvolvimento de novas tecnologias. Todo o conhecimento gerado é difundido à comunidade (extensão) e direcionado para as condições amazônicas de produção.
O GEMIP, formado por professores, pesquisadores, técnicos e estudantes dos mais diversos Campi da UFRA, possui caráter multidisciplinar, além de interagir com instituições nacionais renomadas, como UNESP, EMBRAPA, UFPA e Fundação MS. Através dessas parcerias, o grupo desenvolve pesquisas com temas voltados principalmente para a região nordeste do Pará, visando uma agricultura praticada em bases sustentáveis, com uso racional de agrotóxicos.
Texto: Ascom Ufra
Para mais informações sobre o GEMIP, acesse:
Site:Â http://www.gemip.com.br
Fanpage:Â https://www.facebook.com/gemipufra
Twitter:Â https://twitter.com/gemip_ufra
Linkedin:Â Grupo de Estudos em Manejo Integrado de Pragas – Study Group on Integrated Pest Management