17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Benefícios do mulching para a cultura do tomate

Benefícios do mulching para a cultura do tomate

Andréia Cristina Silva Hirata

Pesquisadora científica ““ Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)

andreiacs@apta.sp.gov.br

Crédito ElectroPlastic
Crédito ElectroPlastic

Um dos benefícios do mulching plástico é a manutenção da umidade do solo por um maior intervalo de tempo, uma vez que a evaporação é reduzida pelo efeito físico do plástico.

Quanto ao manejo fitossanitário, o plástico forma uma barreira que evita o contato das folhas e frutos do tomateiro com o solo, o que reduz a incidência de doenças, visto que grande parte dos órgãos de reprodução dos fungos fica alojada no solo.

O mulching evita o respingo da água da chuva ou da irrigação do solo para as plantas. No caso específico do tomate rasteiro, que apresenta um mercado de consumo “in natura“ em determinadas regiões, este pode ser beneficiado, uma vez que os frutos não entram em contato com o solo, o que reduz as perdas por apodrecimento.

Os frutos também são mais limpos, com ausência de terra aderida. A tendência é de maior aproveitamento da adubação, visto que o plástico impede a lixiviação de nutrientes como o nitrogênio e potássio, especialmenteem épocas chuvosas. Outro benefício importante do mulching é a redução da emergência de plantas daninhas devido ao efeito físico do plástico.

Em áreas onde é utilizado o sistema orgânico de produção, o uso de herbicidas não é permitido, tornando o mulching plástico uma alternativa que tem sido bastante utilizada para o controle de plantas daninhas nestes locais.

 

Implantação

O primeiro passo para a utilização do mulching é a escolha do material. Apesar de o filme plástico preto ser o mais conhecido, existem vários tipos no mercado. Em locais mais quentes, têm sido utilizados os filmes plásticos com cores claras (preto-prata e preto-branco) para evitar o aumento excessivo da temperatura do solo.

Se o produtor está em uma região mais fria, pode optar pelo mulching preto, que é mais barato.É importante destacar que o mulching deve ser instalado nas horas mais quentes do dia para facilitar o esticamento do plástico e evitar que este fique “solto“.

O solo deve estar bem preparado e nivelado para evitar perfurações no plástico. Este deve ser colocado logo após o preparo do solo para evitar que as plantas daninhas germinem e se desenvolvam nos orifícios antes do plantio da muda do tomateiro.

Ressalta-se, ainda, que o plástico deve ser retirado após o cultivo e reciclado. O ideal é a viabilização da produção de filmes biodegradáveis no solo, sem deixar resíduos.

O plástico forma uma barreira que evita o contato das folhas e frutos do tomateiro com o solo - Crédito ElectroPlastic
O plástico forma uma barreira que evita o contato das folhas e frutos do tomateiro com o solo – Crédito ElectroPlastic

Muito cuidado

É importante ressaltar que em regiões muito quentes deve-se ter cuidado, pois o calor excessivo promovido pelos filmes plásticos, especialmente os de coloração preta, pode prejudicar o estabelecimento das mudas, especialmente no verão.

Investimento

O investimento no mulching depende do tipo de plástico e suas dimensões. O filme preto-preto é mais barato que o filme preto-branco e preto-prata. O custo também depende do local em que o produtor está em relação às empresas que comercializam o material, devido ao frete.

Ainda,a quantidade de plástico está em função do espaçamento que será utilizado na cultura. A este deve ser adicionado o custo da irrigação por gotejamento, que deve ser a mais adequada para o sistema.

Retorno

Apesar do custo adicional investido no mulching, a técnica reduz a necessidade de mãodeobra para capina. Esse é um ponto importante, pois a escassez de mãodeobra no campo tende a aumentar; assim, é importante que se tenha alternativas para reduzir a necessidade de pessoas para o manejo da cultura.

Há, ainda, benefícios em relação à economia de água e defensivos. A redução da lixiviação de nutrientes também implica em diminuição do custo com adubo.

Quanto à produtividade do tomateiro,é difícil quantificar os ganhos em relação ao uso do mulching plástico, pois depende do manejo adotado e condições de clima e solo.

Vários fatores, como redução do apodrecimento dos frutos que entram em contato com o solo, maior eficiência da adubação e manutenção da umidade do solo devem contribuir para uma maior produtividade da cultura nesse sistema.

Essa matéria você encontra na edição de abril 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes