Leonardo Ubiali Jacinto
Presidente Sta Maquinas
A STA MAQUINAS é importadora e distribuidora de oito marcas da Europa para o Brasil, entre elas a GRIMME, empresa alemã focada em batata; SIMON, empresa francesa voltada para máquinas para cenoura, beterraba e cebola; STANHAY, empresa inglesa que trabalha com plantadeiras de alta precisão de sementes de hortaliças; BOURGOIN, empresa francesa especializada em máquinas automotrizes para colheita de milho espiga (milho semente e milho doce), colhedeira de feijão vagem, colhedeira de ervilha fresca; FERRARI, empresa italiana especializada em transplantadeiras de mudas (hortaliças, cana, tabaco, café, etc.), GUARESI, fabricante italiana de colhedeiras de tomate; BRIAND, empresa francesa especializada em equipamentos para packinghouse de cenoura, batata e beterraba; SOUCY empresa canadense especializada em kits de esteiras de borracha para substituir pneus agrícolas e para diversas operações; FARESIN empresa Italiana fabricante de manipuladores e misturadores autopropelidos, e a CLAAS, empresa alemã fabricante de forrageiras e soluções para feno.
O principal objetivo da STA é trazer soluções tecnológicas para seus clientes. A mecanização é uma realidade que só tende a crescer no Brasil, e com suas máquinas a STA pretende contribuir para essa evolução.
Mecanização – a solução viável
Na colheita de batatas, esse processo está quase dominado pelos produtores que aderiram à técnica, com máquinas de qualidade. Os cuidados no preparo do solo, nas áreas de plantio de batata para colheita mecanizada, a mecanização está entre as principais práticas para garantir o sucesso da operação, sendo depois complementadas com a irrigação da área na véspera da colheita.
A Grimme oferece a solução completa para o cultivo da batata, com enxadas rotativas, plantadeiras a partir de duas linhas, colhedeiras e solução de packinghouse.
O Hopper, da Grimme, possui um dispositivo com patente exclusiva que diz respeito aos rolos de poliuretano com abas maleáveis fabricados em forma helicoidal, os quais permitem a retirada dos torrões no meio das batatas. A limpeza de terra e torrões no campo reduz o custo do frete da lavoura até o lavador/armazém, além de evitar danos causados pelos torrões nas batatas durante o transporte.
Outro equipamento é o Hopper Combi (hopper com mesa de seleção e classificador de malha de borracha), muito bom para a colheita dos campos de semente. O equipamento recepciona as batatas, faz a limpeza de terra, folhas, ramas e torrões e abastece duas esteiras laterais onde se posicionam de três a quatro pessoas de cada lado para a retirada de batatas com defeito, doentes, etc.
Em seguida, as batatas seguem para uma classificação por tamanho em classificadores com malha de borracha. Na sequência, as batatas-semente saem por uma esteira, podendo ser acomodadas em bins de madeira automaticamente com o enchedor de bins modelo GBF, e as batatas comerciais seguem por outra esteira para serem descarregadas na caçamba.
Evolução da cenoura e beterraba
Para cenoura e beterraba, o processo de colheita mecânica em si já é conhecido por alguns produtores. No entanto, a maior dificuldade é a falta de estrutura para lavar e classificar o produto colhido, pois essa etapa hoje é feita, na maioria dos casos, por empresas prestadoras de serviço que não têm interesse em alterar os processos para receber todas as cenouras e beterrabas colhidas no campo.
A colhedeira não deixa nada para trás. Vai para o packinghouse todo o produto colhido, incluindo bifurcadas, tortas e demais defeitos que podem ser selecionados facilmente por equipamentos diversos.
É possível retirar mecanicamente os tubérculos tortos, bifurcados, quebrados, ficando para o serviço manual apenas a retirada de defeitos de pele e doentes. Em seguida, podem ser classificados por diâmetro e comprimento, utilizando uma quantidade bem pequena de mão de obra.
O aproveitamento das cenouras e beterrabas produzidas é bem maior, dado que parte de bons tubérculos são erroneamente descartados no campo, os quais irão para o packinghouse. Além disso, permite-se um aproveitamento do descarte com ganho econômico, pois ele estará disponível para venda a um custo bem pequeno pelo fato de ter sido quase todo colhido e classificado mecanicamente.
Mais que benefícios
Outro benefÃcio da colheita mecanizada é a sanidade do solo, uma vez que, ao retirar quase 100% das cenouras e beterrabas, evita-se que permaneçam doenças no local. A falta de crédito para financiar os equipamentos importados com prazos e juros mais acessÃveis é um grande entrave para a mecanização.
Para as mudas
No plantio de sementes de hortaliças e transplantio de mudas, há muito a evoluir. Muitos plantios ainda são feitos manualmente ou com equipamentos bem precários, sendo que, para o mercado brasileiro, temos disponíveis plantadeiras de sementes de hortaliça de alta precisão, possibilitando um estande perfeito.