17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Sistema de hidroponia para produção de mudas de citros

Sistema de hidroponia para produção de mudas de citros

Os suportes contendo os tubetes/sacolas com as mudas ficam em contato com uma solução nutritiva que possibilita um sistema radicular totalmente isento de doenças, pragas e ervas daninhas

Pedro Maranha Peche

Doutor em Fitotecnia e pós-doutorando pela Universidade Federal de Lavras ““ UFLA

pedmpeche@gmail.com

Thatiane Padilha de Menezes

PhD. em Agronomia

Wiara de Assis Gomes

Doutora em Agronomia e professora adjunta da Universidade Federal do Piauí

 

Crédito Thatiane Padilha de Menezes
Crédito Thatiane Padilha de Menezes

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveu e patenteou um sistema hidropônico para a produção de mudas de citros que já mostra muitas vantagens, com resultados na qualidade e produtividade da cultura.

O sistema HidroMudas, inventado e patenteado (PI0802792-7) pelos professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Valdemar Faquin (departamento de Ciências do Solo) e Nilton Najib Jorge Chalfun (departamento de Agricultura), com apoio da Fapemig, é um processo de produção de porta-enxertos, mudas frutíferas, ornamentais e florestais em tubetes ou sacolas plásticas contendo substratos inertes ou não, em tempo menor que o processo convencional.

Os suportes contendo os tubetes/sacolas com as mudas ficam em contato com uma solução nutritiva que possibilita um sistema radicular totalmente isento de doenças, pragas e ervas daninhas, pois as plantas são cultivadas em meio estéril.

Manejo

Em relação à implantação, o sistema HidroMudas não difere muito dos sistemas de produção hidropônica atuais (bombas, caixas d’águas, encanamentos, registros, etc.). O grande diferencial é a necessidade de confecção ou adaptação do suporte ou piscina para que os tubetes fiquem imersos na solução nutritiva de maneira correta. Outro fato importante é que o sistema seja montado em telado antiafídeo e siga todas as normas estabelecidas para a produção certificada de mudas cítricas.

Ensaio com produção de matrizes borbulheiras de citros, conduzidas em Citropotes. Detalhe para a estrutura da “piscina“ mont
Ensaio com produção de matrizes borbulheiras de citros, conduzidas em Citropotes. Detalhe para a estrutura da “piscina“ mont

Investimento

Como dito anteriormente, o custo é similar ao de um sistema hidropônico convencional, tendo como acréscimo as piscinas, cujo preço é variável, pois depende do tamanho e material a ser utilizado na confecção, que depende da região e objetivos do produtor.

Quanto ao custo-benefício, é favorável ao produtor, uma vez que a hidroponia propicia economia, alta eficiência e rendimento no uso da água e de fertilizantes. Outro ponto é que a produção em ambiente protegido reduz drasticamente o uso de defensivos, o que barateia o sistema.

Ainda, deve-se considerar que no sistema HidroMudas as mudas possuem alto vigor e estão nutricionalmente equilibradas, o que favorece uma rápida resposta após o plantio.Sem contar o número de mudas produzidas por metro quadrado, que é de 228 até o momento da repicagem, e de 114 na fase de terminação da porta-enxerto, contra um número de mudas de 36 a 50 no sistema convencional.

Detalhe da enxertia em campo, atestando a viabilidade das borbulhas produzidas em sistema de HidroMudas - Crédito Wiara de A
Detalhe da enxertia em campo, atestando a viabilidade das borbulhas produzidas em sistema de HidroMudas – Crédito Wiara de A

Em campo

Na produção de porta-enxertos de limoeiro “˜Cravo’ constatou-se que a melhor porcentagem de pegamento das enxertias foi quando os mesmos tinham idade de 140 dias contados a partir da semeadura e apresentavam um diâmetro de 7mm.

Após a enxertia a muda demorou mais 91 dias para atingir os padrões mínimos de comercialização, totalizando um tempo total, desde a semeadura até a muda apta para o plantio, de 231 dias, o que foi muito inferior em relação ao convencional, em que o tempo de produção da muda é de aproximadamente um ano.

A produção de plantas borbulheiras de citros em sistema de HidroMudas foi considerada viável. Houve redução no tempo necessário entre a poda das ramificações e a primeira colheita de hastes porta-borbulha em 30 dias, considerando o tempo mínimo recomendado. Foi possível fazer três colheitas em 10 meses após a poda de ramificação.

Infelizmente, os erros mais frequentes são no manejo da reposição dos nutrientes e no controle do pH, além do descuido em permitir a incidência de luz sobre a solução nutritiva, o que causa uma grande formação de algas.

No caso da reposição dos nutrientes, os erros podem ser evitados com o auxílio de um condutivímetro, que afere a condutividade elétrica da solução e a partir do valor obtido calcula o quanto se deve repor da solução estoque.

Para facilitar a operacionalização, é recomendado criar uma tabela de dupla entrada, onde se tem, para cada valor de condutividade elétrica, o valor da solução no estoque correspondente.

Essa matéria completa você encontra na edição de abril 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes