17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Avocado - Um abacate mais que especial

Avocado – Um abacate mais que especial

 

Ligia Falange Carvalho

Diretora de Marketing e Recursos Humanos da Fazenda Jaguacy

marketing@jaguacy.com.br

 

Créditos Rodrigo Anholeto
Créditos Rodrigo Anholeto

A Jaguacy produz há mais de 30 anos o abacate avocado, sendo pioneira no cultivo da variedade Hass no Brasil. São 500 hectares de áreas próprias, contando também com o programa de produtores associados, com mais 500 hectares.

A safra 2015 foi de seis mil toneladas, sendo estimado um crescimento de 20% em relação à safra passada.

A principal característica que diferencia o avocado dos abacates tropicais é a redução de água em sua polpa. O avocado tem quatro vezes menos água do que as outras variedades de abacate tropical.

Essa redução concentra seu valor nutricional e deixa a polpa do fruto mais cremosa. Além disso, a maturação do fruto é diferenciada, pois ele tem a sua coloração alterada para o marrom escuro.

Mercado

A produção da Jaguacyé 90% destinada ao mercado externo, ficando no Brasil apenas 10%. No mercado externo, a produção é comercializada pela JaguacyHolland, e tem como principais destinos os países da Europa, Leste Europeu e Norte da África (Marrocos).

Já no mercado interno, a Jaguacy conta com equipe própria de vendas que atende redes de supermercados e também comercializa via Ceasa. No Brasil, o quilo do avocado ao consumidor chega a R$9,90 na safra brasileira, e na entressafra atinge R$ 32,00 o quilo.

Produção da Jaguacy - Créditos Rodrigo Anholeto
Produção da Jaguacy – Créditos Rodrigo Anholeto

No mundo

A produção mundial de avocado é de 1.360.000 toneladas. No Brasil, as estatísticas do avocado são geridas junto com as variedades de abacate tropical.As principais regiões produtoras de avocado são o interior de São Paulo, norte do Paraná e Sul de Minas Gerais.

O mercado brasileiro hoje tem mais conhecimento do avocado em relação ao abacate.Os benefícios e seu valor nutricional incrementam o consumo, que está em franco crescimento tanto no Brasil quanto no exterior.

Essa matéria você encontra na edição de abril 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes