Ligia Falange Carvalho
Diretora de Marketing e Recursos Humanos da Fazenda Jaguacy
A Jaguacy produz há mais de 30 anos o abacate avocado, sendo pioneira no cultivo da variedade Hass no Brasil. São 500 hectares de áreas próprias, contando também com o programa de produtores associados, com mais 500 hectares.
A safra 2015 foi de seis mil toneladas, sendo estimado um crescimento de 20% em relação à safra passada.
A principal característica que diferencia o avocado dos abacates tropicais é a redução de água em sua polpa. O avocado tem quatro vezes menos água do que as outras variedades de abacate tropical.
Essa redução concentra seu valor nutricional e deixa a polpa do fruto mais cremosa. Além disso, a maturação do fruto é diferenciada, pois ele tem a sua coloração alterada para o marrom escuro.
Mercado
A produção da Jaguacyé 90% destinada ao mercado externo, ficando no Brasil apenas 10%. No mercado externo, a produção é comercializada pela JaguacyHolland, e tem como principais destinos os países da Europa, Leste Europeu e Norte da África (Marrocos).
Já no mercado interno, a Jaguacy conta com equipe própria de vendas que atende redes de supermercados e também comercializa via Ceasa. No Brasil, o quilo do avocado ao consumidor chega a R$9,90 na safra brasileira, e na entressafra atinge R$ 32,00 o quilo.
No mundo
A produção mundial de avocado é de 1.360.000 toneladas. No Brasil, as estatÃsticas do avocado são geridas junto com as variedades de abacate tropical.As principais regiões produtoras de avocado são o interior de São Paulo, norte do Paraná e Sul de Minas Gerais.
O mercado brasileiro hoje tem mais conhecimento do avocado em relação ao abacate.Os benefícios e seu valor nutricional incrementam o consumo, que está em franco crescimento tanto no Brasil quanto no exterior.