17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Bioativadores aumentam a produtividade da batata

Bioativadores aumentam a produtividade da batata

Marcos Vinícius de Oliveira Gonçalves

Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras ““ UFLA e membro do Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia ““ GHPD

mviniciusgon@hotmail.com

Giovani BeluttiVoltolini

Graduando em Agronomia pela UFLA, membro do GHPD e do Núcleo de Estudos em Cafeicultura ““ NECAF

giovanibelutti77@hotmail.com

Larissa Cocato da Silva

Graduanda em Agronomia pela UFLA e membro do NECAF

lari.cocato@hotmail.com

 Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Pela crescente demanda mundial por alimentos, cada vez mais surgem novas tecnologias visando elevar a produtividade das culturas em todo o mundo. Neste sentido, a batata, que é um dos alimentos base na alimentação humana, evolui com o surgimento de tecnologias visando maior viabilidade de cultivo, assim como maior produção por unidade de área.

O uso de bioativadores surge como uma técnica complementar ao manejo corriqueiro da cultura, com o objetivo de elevar a produtividade, agregar maior resistência a estresses ambientais e maior assimilação de nutrientes.

Benefícios

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

A produtividade da batata depende de vários fatores, desde o plantio até os cuidados a serem tomados com a colheita, e entre esses cuidados está o manejo adequado, como controle de plantas daninhas, calagem, adubação, e também complementos da adubação, como insumos que atuam como bioativadores.

A utilização desses produtos na cultura da batata é um incremento para sua nutrição, com o efeito de auxiliar no metabolismo dessa solanácea. Estes produtos auxiliam no crescimento e desenvolvimento da planta, refletindo em sua produtividade, que está diretamente ligada ao peso fresco e quantidade de tubérculos e, portanto, é notório durante a colheita.

Os índices de maior produtividade se correlacionam com os ganhos no sistema radicular promovido pelo papel desempenhado pelos bioativadores no metabolismo da planta, estimulando o maior crescimento e lhe assegurando maior propensão à absorção de nutrientes pela planta.Isso se dá também pela maior densidade do sistema radicular, que, consequentemente, fará maior exploração do solo por nutrientes.

Durante o ciclo de desenvolvimento das culturas, os bioativadorespodem, dependendo de sua composição, concentração e proporção das substâncias, estimular o crescimento vegetal por meio de uma maior divisão, elongação e diferenciação celular, e, dessa forma, aumentar a capacidade de absorção de nutrientes e água, refletindo diretamente no desenvolvimento (germinação de sementes, crescimento e desenvolvimento, floração, frutificação, senescência) e na produtividade das culturas.

Atuação

Esses bioativadores vêm ganhando espaço no mercado nacional por apresentarem melhora significativa na produção, como aumentos na produtividade e principalmente na qualidade da batata, por meio de alterações fisiológicas na planta, ligadas diretamente ao seu metabolismo, o que possibilita maior multiplicação e alongamento celular de tecidos vegetais.

Com maior diferenciação no tecido celular, a batata desenvolve mais raízes e tubérculos, o que para essa solanácea é de extrema importância, porque assim aumenta sua capacidade de absorção de nutrientes, convertendo em acúmulo de amido, maior desenvolvimento de tubérculos e, consequentemente, gerando maiores produtividades.

O bioativador é um incremento para a nutrição da batateira, refletindo no incremento daprodutividade - Crédito Shutterstock
O bioativador é um incremento para a nutrição da batateira, refletindo no incremento daprodutividade – Crédito Shutterstock

Incrementos às raízes

Os bioativadores fornecem às plantas a quase totalidade dos aminoácidos (glicina, ácido aspártico, ácido glutâmico, alanina, prolina, arginina, hidroxiprolina, lisina, leucina, tirosina, histidina, metionina, treonina, isoleucina, valina, fenilalanina, cistina e triptofano) e estes são precursores imediatos na síntese de enzimas relacionadas ao processo da transdução da energia solar em compostos orgânicos de reserva e energia, como o amido e a glicose, respectivamente. Ainda, exercem extrema importância na defesa das plantas contra patógenos e estresses abióticos.

A cultura da batata, por apresentar grandes dificuldades na absorção de diversos nutrientes, com destaque para o fósforo, necessita de equilíbrio nutricional, assim como pronta disponibilidade para que suas raízes possam extrair do solo as quantidades requeridas de cada nutriente e em dado momento de maior necessidade da cultura.

A utilização de bioativadores vem contribuindo neste sentido, assegurando o maior desenvolvimento do sistema radicular e, consequentemente, maior facilidade de absorção.

Essa matéria completa você encontra na edição de maio 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes