Sérgio Ferreira Alcântara
Leila Cristina Rosa de Lins
Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
LÃvia Vieira Nunes
Engenheira agrônoma ““ UFV
No Brasil, a denominação ‘limão’ é usada para todas as frutas dos citros com o suco muito ácido.Nela estão inclusos tanto os limões verdadeiros como também as limas ácidas. A produção brasileira de limões concentra-se nas seguintes variedades:
- Limão “˜Tahiti’: refere-se, na verdade, a uma lima ácida de tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e ácido;
- Limão “˜Galego’: é também uma lima ácida, pequena e suculenta, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara, dependendo do ponto de colheita;
- Limão“˜Siciliano’: faz parte de um grupo conhecido como limões verdadeiros, no qual estão inclusas outras variedades, além do Siciliano, como o “˜Eureka’ e o “˜Genova’.São frutos grandes, de casca enrugada e grossa, pouco suculento e muito ácido. No Brasil, popularmente os frutos de todas as variedades de limões verdadeiros são conhecidos como Siciliano.
- Limão “˜Cravo’: parecido com uma mexerica pelo formato, tem casca e suco de cor laranja e sabor bem forte, com boa quantidade de suco. É mais utilizado como porta-enxerto.
Lima ácida “˜Tahiti’ (Citruslatifolia)
Os frutos são ovais, oblongos ou levemente elÃpticos, e normalmente não possuem sementes. A ausência de sementes ocorre pelo fato da lima “˜Tahiti’ ser um híbrido triploide (3n = 27), do qual o pólen e o óvulo não são viáveis, formando assim frutos partenocárpicos.
A lima ácida “˜Tahiti’ apresenta casca fina e cor amarela pálida na maturação, entretanto, a cor usual para a colheita do fruto é verde, ou verde-clara brilhante. Pesam de 70 a 100 g, em média.
O suco representa aproximadamente metade da massa total do fruto e apresenta teor médio de sólidos solúveis totais (°Brix) de 9, acidez total titulável de 6%, e conteúdo de vitamina C entre 20 e 40 mg L-1. O comprimento varia de 5,5 a 7,0 cm e o diâmetro de 4,7 a 6,3 cm. A polpa dos frutos é amarelo-esverdeada e de textura firme.
As árvores são vigorosas, de porte médio a grande, com copa larga e arredondada, com ramos caindo em direção ao chão, com poucos espinhos e folhagem densa. Dentre as espécies cÃtricas, a lima ácida “˜Tahiti’ é a de maior precocidade, apresentando, em geral, uma produção significativa, já a partir do terceiro ano, mas só a partir do quinto em diante é que começa a expressar rendimentos econômicos.
O florescimento ocorre ao longo do ano, entretanto, a maior produção ocorre de janeiro a junho e a menor oferta de julho a dezembro. De maneira geral, nos meses onde há elevada oferta dos frutos o preço tende a ser mais baixo do que comparado aos meses em que a oferta é menor.A diferença no preço entre essas épocas mencionadas pode ser de cinco a 10 vezes mais na entressafra.
Consumo
A principal forma de consumo dos frutos de “˜Tahiti’ é in natura, entretanto, a indústria produtora de sucos também é uma opção de comercialização. O mercado interno do limão apresenta potencial de crescimento, pois o consumo brasileiro ainda é muito baixo. Esse consumo está atrelado ao hábito do consumidor que utiliza o limão, em maior quantidade, como condimento e para preparação de drinks.
Produção de peso
O Brasil vem despontando como um importante produtor de frutos, com qualidade suficiente para atender o mercado externo. Atualmente, a Holanda funciona como um centro de distribuição da lima ácida “˜Tahiti’ de origem brasileira para a Europa, sendo que os principais destinos da fruta são Alemanha, França e Portugal.
A área de maior concentração de produção da lima ácida “˜Tahiti’ encontra-se no Estado de São Paulo. Outros Estados, como Bahia, Piauà e Norte de Minas Gerais, têmsurgido como importantes produtores de citros, em função de clima favorável, disponibilidade de solo e água para irrigação e mão de obra mais acessÃvel.
Além disso, a localização geográfica favorece o rápido e fácil escoamento dos frutos, via portos, para os países do Hemisfério Norte. Outra oportunidade para esses Estados é a produção na entressafra paulista, devido ao uso de irrigação.
As Centrais de Abastecimentos (CEASA) são os principais canais de distribuição dessa fruta no mercado interno, com destaque para o da cidade de São Paulo.
Lima ácida “˜Galego’ (Citrusaurantifolia)
Os frutos são pequenos e suculentos, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara. O ponto de colheita é determinado pelo mercado consumidor, ou seja, os frutos podem ser colhidos com a casca ainda verde ou já amarela.
Pesam, em média, 35g e possuem de cinco a seis sementes por fruto. O rendimento de suco é próximo de 50%, quando colhidos maduros, entretanto, quando colhidos mais cedo o rendimento tende a ser menor.