17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Os tipos de limão para cada demanda

Os tipos de limão para cada demanda

Sérgio Ferreira Alcântara

Leila Cristina Rosa de Lins

Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Lívia Vieira Nunes

Engenheira agrônoma ““ UFV

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

No Brasil, a denominação ‘limão’ é usada para todas as frutas dos citros com o suco muito ácido.Nela estão inclusos tanto os limões verdadeiros como também as limas ácidas. A produção brasileira de limões concentra-se nas seguintes variedades:

  • Limão “˜Tahiti’: refere-se, na verdade, a uma lima ácida de tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e ácido;
  • Limão “˜Galego’: é também uma lima ácida, pequena e suculenta, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara, dependendo do ponto de colheita;
  • Limão“˜Siciliano’: faz parte de um grupo conhecido como limões verdadeiros, no qual estão inclusas outras variedades, além do Siciliano, como o “˜Eureka’ e o “˜Genova’.São frutos grandes, de casca enrugada e grossa, pouco suculento e muito ácido. No Brasil, popularmente os frutos de todas as variedades de limões verdadeiros são conhecidos como Siciliano.
  • Limão “˜Cravo’: parecido com uma mexerica pelo formato, tem casca e suco de cor laranja e sabor bem forte, com boa quantidade de suco. É mais utilizado como porta-enxerto.

Lima ácida “˜Tahiti’ (Citruslatifolia)

O limão “˜Cravo' é mais conhecido pela utilização como porta-enxerto - Crédito Valdeir Celestino Júnior
O limão “˜Cravo’ é mais conhecido pela utilização como porta-enxerto – Crédito Valdeir Celestino Júnior

Os frutos são ovais, oblongos ou levemente elípticos, e normalmente não possuem sementes. A ausência de sementes ocorre pelo fato da lima “˜Tahiti’ ser um híbrido triploide (3n = 27), do qual o pólen e o óvulo não são viáveis, formando assim frutos partenocárpicos.

A lima ácida “˜Tahiti’ apresenta casca fina e cor amarela pálida na maturação, entretanto, a cor usual para a colheita do fruto é verde, ou verde-clara brilhante. Pesam de 70 a 100 g, em média.

O suco representa aproximadamente metade da massa total do fruto e apresenta teor médio de sólidos solúveis totais (°Brix) de 9, acidez total titulável de 6%, e conteúdo de vitamina C entre 20 e 40 mg L-1. O comprimento varia de 5,5 a 7,0 cm e o diâmetro de 4,7 a 6,3 cm. A polpa dos frutos é amarelo-esverdeada e de textura firme.

As árvores são vigorosas, de porte médio a grande, com copa larga e arredondada, com ramos caindo em direção ao chão, com poucos espinhos e folhagem densa. Dentre as espécies cítricas, a lima ácida “˜Tahiti’ é a de maior precocidade, apresentando, em geral, uma produção significativa, já a partir do terceiro ano, mas só a partir do quinto em diante é que começa a expressar rendimentos econômicos.

O limão galego é considerado o melhor para fazer caipirinha e para uso em temperos - Crédito Shutterstock
O limão galego é considerado o melhor para fazer caipirinha e para uso em temperos – Crédito Shutterstock

O florescimento ocorre ao longo do ano, entretanto, a maior produção ocorre de janeiro a junho e a menor oferta de julho a dezembro. De maneira geral, nos meses onde há elevada oferta dos frutos o preço tende a ser mais baixo do que comparado aos meses em que a oferta é menor.A diferença no preço entre essas épocas mencionadas pode ser de cinco a 10 vezes mais na entressafra.

Consumo

A principal forma de consumo dos frutos de “˜Tahiti’ é in natura, entretanto, a indústria produtora de sucos também é uma opção de comercialização. O mercado interno do limão apresenta potencial de crescimento, pois o consumo brasileiro ainda é muito baixo. Esse consumo está atrelado ao hábito do consumidor que utiliza o limão, em maior quantidade, como condimento e para preparação de drinks.

No Brasil, a comercialização do Siciliano fica mais restrita aos grandes supermercados- Crédito Valdeir Celestino Júnior
No Brasil, a comercialização do Siciliano fica mais restrita aos grandes supermercados- Crédito Valdeir Celestino Júnior

Produção de peso

O Brasil vem despontando como um importante produtor de frutos, com qualidade suficiente para atender o mercado externo. Atualmente, a Holanda funciona como um centro de distribuição da lima ácida “˜Tahiti’ de origem brasileira para a Europa, sendo que os principais destinos da fruta são Alemanha, França e Portugal.

A área de maior concentração de produção da lima ácida “˜Tahiti’ encontra-se no Estado de São Paulo. Outros Estados, como Bahia, Piauí e Norte de Minas Gerais, têmsurgido como importantes produtores de citros, em função de clima favorável, disponibilidade de solo e água para irrigação e mão de obra mais acessível.

Além disso, a localização geográfica favorece o rápido e fácil escoamento dos frutos, via portos, para os países do Hemisfério Norte. Outra oportunidade para esses Estados é a produção na entressafra paulista, devido ao uso de irrigação.

As Centrais de Abastecimentos (CEASA) são os principais canais de distribuição dessa fruta no mercado interno, com destaque para o da cidade de São Paulo.

Lima ácida “˜Galego’ (Citrusaurantifolia)

Os frutos são pequenos e suculentos, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara. O ponto de colheita é determinado pelo mercado consumidor, ou seja, os frutos podem ser colhidos com a casca ainda verde ou já amarela.

Pesam, em média, 35g e possuem de cinco a seis sementes por fruto. O rendimento de suco é próximo de 50%, quando colhidos maduros, entretanto, quando colhidos mais cedo o rendimento tende a ser menor.

Essa matéria completa você encontra na edição de maio 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes