17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Produção de berinjela redonda em estufas

Produção de berinjela redonda em estufas

 

Glaucio da Cruz Genuncio

Doutor em Nutrição Mineral de Plantas

glauciogenuncio@gmail.com

Elisamara Caldeira

Talita de Santana Matos

Mestres em Fitotecnia

Foto Maurício Rezende
Foto Maurício Rezende

A berinjela tem como origem regiões de clima tropical, e possui exigências climáticas de clima quente, tais como: temperaturas diurnas variando entre 25 a 35°C e noturnas entre 20-25°C, além de UR% próxima a 80.

Ressalta-se que temperaturas próximas a 27°C são exigidas para o processo de germinação, além da formação de mudas. Já temperaturas mais amenas favorecem o estádio vegetativo, a floração e frutificação (estádio reprodutivo). A termoperiodicidade de 10°C é favorável para a produção e produtividade da berinjela.

 

Em estufas

Recomenda-se o uso de mulching e irrigação por gotejamento na berinjela redonda cultivada em estufa, cuja finalidade é o aumento da produção, sendo que esta pode alcançar até 15 kg/planta em ambiente de cultivo protegido.

A fertirrigação é o método mais recomendado para a adubação da berinjela redonda, em que a relação N:K deve ser de 1:1 na fase vegetativa e, após esta fase, a relação N:K passaria a ser de 1:1,5 ou 1:2,5.

Ressalta-se que na fertirrigação existe a necessidade de variações entre aplicação de água e fertilizantes na seguinte proporção: no primeiro ¼ do tempo a irrigação é feita somente com água, seguida de ½ do tempo com o fertilizante diluído em água e de ¼ final do tempo com água e ácido fosfórico, quando a água não possuir elevadas concentrações de carbonatos e bicarbonatos de cálcio, dada a possiblidade de formação de precipitados no sistema (fosfato de cálcio).

A condutividade elétrica do extrato de saturação do solo deve estar na faixa de 1,0 a 1,4 mS (EMBRAPA, 2016), ou 2,5 a 3,5 para sistemas hidropônicos.

Variedades redondas

Dos híbridos de berinjela disponíveis no mercado, merecem destaque a Redonda roxa,da TopSeed, além da WaseOmaru, comercializada pela Sakama, e a Niobe, produzida pela Isla.

Foto Agristar
Foto Agristar

Manejo

Os principais tratos culturais para a berinjela redonda em estufa são manejo eficiente da irrigação e fertirrigação, controle de plantas invasoras, por possibilitarem a proliferação de pragas e doenças em ambiente de cultivo protegido, tutoramento, desbrota, monitoramento e controle fitossanitário, seja preventivo ou curativo, adubação complementar com micronutrientes e biopromotores.

Exigências nutricionais da cultura

A berinjela redonda é bastante exigente nutricionalmente, requerendo 100 kg N/ha, 300 a 400 kg de P2O5/ha e 150 kg K2O/ha. Ainda sim, por ser uma cultura exigente em Mg, recomenda-se adicionar 150 kg ha-1 de sulfato de magnésio, sempre se baseando nos resultados de análise do solo, porém, mantendo-se uma relação Ca:Mg em torno de 3-6:1.

Já para a fertirrigação, considerando-se as recomendações da Embrapa (2015), é necessário, no estádio vegetativo, uma dose de 400g de nitrato de cálcio, 400g de nitrato de potássio, 50 g de sulfato de magnésio, 60 g de monoâmonio fosfato, 25 g de micronutrientes e 30 g de Fe quelatados (Fe-EDDHA). Tais valores são referenciados em g/1.000m2 de estufa/dois dias.

Já para a fase reprodutiva, a recomendação é de 600g de nitrato de cálcio, 1.200g de nitrato de potássio, 250 g de sulfato de magnésio, 80 g de monoâmonio fosfato, 25 g de micronutrientes e 30 g de Fe quelatados (Fe-EDDHA).

As doenças

O uso do cultivo protegido vem reduzindo a incidência de pragas e doenças em níveis bem abaixo do dano econômico e, consequente, as aplicações de defensivos. Por outro lado, pela notória ausência de rotação de culturas nestes ambientes de cultivo protegido, recomenda-se monitoramento e medidas de controle preventivo a partir de um eficiente manejo integrado de pragas e doenças.

 

Pós-colheita da berinjela redonda

A colheita da berinjela redonda se dá entre os 80 a 90 dias após a semeadura, prolongando-se por três meses, em média, com uma ou duas colheitas semanais. Após a colheita, alguns procedimentos devem ser adotados, tais como: limpeza e seleção, classificação e padronização, embalagem, em que a manutenção da qualidade dos frutos exige uma embalagem que ofereça proteção, boa apresentação, informações sobre o produto, racionalização do transporte e armazenamento.

Atualmente, a embalagem indicada para frutos de berinjela é à base de filmes plásticos de PVC, por diminuir os efeitos da injúria por frio,a perda de brilho e o murchamento dos frutos.

O armazenamento após esta etapa é de crucial importância para a berinjela redonda, em que temperaturas entre 8 e 12°C são recomendáveis, além de UR% entre 90 e 95%,

Essa matéria completa você encontra na edição de junho 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

 

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes