Há menos de 30 dias para a 19ª edição da Expocafé, que será realizada entre os dias 07 e 10 de junho no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) em Três Pontas, o espaço da feira já está praticamente todo comercializado.
Participam desta edição mais de 130 empresas que irão apresentar tecnologias como maquinário em geral, secadores, tratores, roçadeiras, adubadeiras, plantadeiras, podadeiras, derriçadeiras, além de softwares e serviços para o setor. Serão 204 estandes em 12 mil m2 de feira.
A Expocafé 2016 deve movimentar mais de R$ 200 milhões em negócios realizados durante a feira e prospectados, com expectativa de público de cerca de 20 mil visitantes.
Programação
A programação terá início com o 7º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, no dia 07 de junho. O evento, que reúne pesquisadores, professores, técnicos, produtores e estudantes, é exclusivo para participantes previamente inscritos. Entre os dias 08 e 10 de junho, a feira será aberta ao público, com a realização da exposição de equipamentos, máquinas e insumos e de eventos técnicos.
A programação inclui ainda a dinâmica de campo, minicursos, dentre outras ações de transferência tecnológica. Durante as dinâmicas, os participantes poderão conhecer na prática o funcionamento de equipamentos instalados nas lavouras de café do Campo Experimental. Além disso, pesquisadores apresentarão resultados de pesquisas e estudos na região.
Inovação para a cafeicultura
A UllerAgro, empresa que participa pela primeira vez da feira, irá lançar na Expocafé 2016 o aplicativo para celular “Uller”, que permite o compartilhamento de máquinas agrícolas.
É uma tecnologia moderna para criar um “marketplace“ de compartilhamento de máquinas agrícolas. Com ele será possível cadastrar máquinas e equipamentos, programar e solicitar serviços, acompanhar os trabalhos realizados por meio de rastreadores e efetuar pagamentos de forma organizada e transparente.
O produtor terá uma fonte de renda adicional, compartilhando seus equipamentos e máquinas ociosas. Além disso, poderá realizar as atividades com planejamento e segurança. Durante a Expocafé serão demonstradas as funcionalidades e os produtores serão cadastrados para se habilitarem a utilizar o aplicativo Uller.
Os participantes poderão também conhecer cosméticos à base de café produzidos pela Kapeh, empresa que nasceu no Sul de Minas, que vai apresentar um mix com mais de 100 itens na feira. Os produtos são diversificados com as linhas corporal, capilar, teen, masculina e ambiente, além de kits e acessórios.
Ainda, empresas que participam tradicionalmente da feira já confirmaram e irão demonstrar novidades e novas versões de equipamentos e máquinas para o setor.