Durante os dias 8,9 e 10 de Junho, na cidade de Três Pontas ““ MG, aconteceua XIX Expocafé, com a participação de mais de 20 mil produtores, o que gerou ummovimento aproximado de 200 milhões de reais.No evento estavam presentes mais de 100 instituições, representadas por empresas de toda a cadeia produtiva do café, cooperativas, imprensa, pesquisa e também instituições de ensino como a Universidade Federal de Lavras ““ UFLA.
Entre as instituições de pesquisa que estavam apresentando seus resultados, novamente o Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia ““ GHPD teve a oportunidade de representar o setor de Plantas Daninhas da UFLA. Na ocasião, o grupo realizou a divulgação de trabalhos realizados na universidade, assim como novas tecnologias, estratégias consorciadas no manejo de plantas daninhas na agricultura e uma nova técnica de recuperação de mudas de café intoxicadas com herbicidas.
Durante a realização da maior feira do agronegócio café, o GHPD pôde oferecer aos cafeicultores mini-cursos que tinham por objetivo a capacitação e o treinamento. Nos mini-cursos os cafeicultores puderam esclarecer suas dúvidas, e também foram desmistificando alguns conceitos na área de herbicidas e plantas daninhas.
A atuação do GHPD não ficou restrita apenas à teoria, o grupo podê demonstrar na prática as novas tecnologias de aplicação, os procedimentos mais seguros antes, durante e após a aplicação de defensivos agrícolas. Aconscientização ambiental não foi esquecida durante a dinâmica de campo, foram distribuidos cartilhas de como realizar a trÃplicie lavagem das embalagens de defensivos, e a forma correta de se retirar o equipamento de proteção individual (EPI).
Naestaçãode campo, foram demonstradas técnicas de controle de plantas daninhas e também aplicações importantes desta área aos cafeicultores, tais como o manejo integrado de controle de plantas daninhas, cuidados importantes na aplicação dos herbicidas para evitar a deriva, que pode causar grandes prejuizos às lavouras.
OGHPD ressalta a importância destes tipos de treinamento e capacitação aos produtores, visto que, muitas das vezes os cafeicultorestêm pouco acesso a estas informações e acabam realizando as atividades de maneira inadequada.
O descarte incorreto de embalagens, assim como a não utilização de EPI’s pode resultar em multas e outras penalidades ao produtor. Desta forma, o GHPD acredita que está desempenhando seu papel profissional e social, em estar difundindo as informações que estão fora do alçance dos produtores, contribuindo assim, para uma agricultura mais sustentável e rentável.
O GHPD é parceiro da revista Campo & Negócios, colaborando mensalmente com matérias convenientes a agricultura, assim como no aperfeiçoamento dos sistemas de produção agrícola.
Email: contato.ghpd@hotmail.com
Telefone: (35) 3829 ““ 4581
Curta nossa pagina no Facebook:www.facebook.com/GHPD.UFLA