17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Hortifrúti Fertilizantes organominerais otimizam o solo

Fertilizantes organominerais otimizam o solo

 

Jorge Otavio Mendes de Oliveira Junek

Mestre em Agronomia, professor da Uniaraxá, consultor e pesquisador

jorge.junek@gmail.com

 

FotosShutterstock
FotosShutterstock

Os fertilizantes são compostos químicos que suprem as necessidades ou as deficiências da presença de alguns elementos vitais para as plantas. Tem por objetivo específico aumentar a resposta das plantas e, consequentemente, a produtividade das partes de interesse.

A utilização de fertilizantes é fundamental para o aumento da produtividade. É aforma química de recuperar e repor os elementos retirados pelas plantas e/ou exportados das áreas. O entendimento das necessidades das plantas pelo raciocínio da química, como utilizado por Justos Von Liebig, que diz que uma planta tem sua capacidade de produção limitada pelo nutriente mais escasso, levou aciênciaàcriação de insumos para produçãoagrícola.

Os fertilizantes sãoresponsáveis por um acréscimo de 50% na produçãoagrícola. Entre as possibilidades de fertilizantes temos o químico, o orgânico e o organomineral.

Os organominerais adicionam ao solo uma dose de matéria orgânica juntamente com o fertilizante químico - FotosShutterstock
Os organominerais adicionam ao solo uma dose de matéria orgânica juntamente com o fertilizante químico – FotosShutterstock

O organomineral trata dos fertilizantes constituídos ou construídos por matériaorgânica e que, de alguma forma, tem adição de químicos. Desta forma, um fertilizante que difere do orgânico, que não tem compostos químicos, e dos químicos, que não apresentam matériaorgânica, é um caso intermediário, por assim se dizer.

Podem ser industrializados ou não, como no caso de compostagens que recebem produtos químicos, ou de fertilizantes granulados que tenham matériaorgânica na sua composição.

Fornecimento de nutrientes

Os fertilizantes, sejam quais forem suas formas, apresentam garantias de qualidade para manutenção das quantidades de elementos oferecidos por volume aplicado. Desta forma, épossívelentão o cálculo de quantidades adequadas para uma recomendação mais precisa e eficiente. Existe legislação específica e pode ser encontrada no Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), que diz que fertilizante organomineral é um produto resultado da mistura de fertilizantes minerais e orgânicos, Instrução Normativa nº 25, de 23 de julho de 2009.

 

 Os fertilizantes são responsáveis por um acréscimo de 50% na produção agrícola - FotosShutterstock
Os fertilizantes são responsáveis por um acréscimo de 50% na produção agrícola – FotosShutterstock

Benefícios dos organominerais

Os fertilizantes organominerais têm a vantagem de adicionar ao solo uma dose de matériaorgânica juntamente com o fertilizante químico. A matériaorgânica aumenta a CTC do solo e promove a fertilidade dele. Associado a isso, temos a presença do fertilizante químico e, portanto, uma melhor nutrição da planta.

É preciso notar que a matéria orgânica sozinha é um material relativamente pobre, nutricionalmente falando, mas que colabora muito com a questãofísica e química do solo, potencializando a fertilidade.

Desta forma, o organomineral pode colaborar de duas formas com a fertilidade do solo – a primeira com a alteração das característicasfísicas do solo, como densidade, porosidade e vida presente; e a segunda com a parte química, como a complexação do alumínio, elemento conhecido e que provoca toxidez e prejudica o trabalho das raízes.

Desta forma, o organomineral não apenas disponibiliza os elementos para as plantas, como no caso dos fertilizantes químicos, mas beneficia uma série de fatores que colaboram para o aumento da eficiência do sistema solo-planta.

Perfil do solo

É sabido que a exploração agrícola do solo reduz a presença de matériaorgânica presente no solo. Em latossolos do Cerrado existem dados que confirmam uma redução de 2,75% para 1,70% em solos com argila acima de 30%, e em solos com baixa presença de argila (15%) reduções de 1,5% para 0,25% de matériaorgânica.

No entanto, por mais explorado que seja um solo, não se consegue destruir toda a matériaorgânica presente nele. A diminuição desta matériaorgânica afeta a solubilidade de nutrientes, assim reduzindo o efeito de fertilizantes químicos. Desta forma, todo incremento de matériaorgânica é bem-vinda.

Apenas para se ter uma ideia do efeito da matériaorgânica decomposta em forma de húmus, podemos dizer que o húmus tem uma CTC 30 vezes maior, portanto, afetando muito significativamente a fertilidade do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

O húmusperde água rapidamente e absorve água de forma lenta.Isto significa a capacidade de diluir lentamente um sal e disponibilizar este de forma diferenciada.

 

A matéria orgânica aumenta a CTC do solo e promove a fertilidade dele - FotosShutterstock
A matéria orgânica aumenta a CTC do solo e promove a fertilidade dele – FotosShutterstock

Como funciona

Para cada forma de produzir um fertilizante, e aqui estou falando de como ele é feito propriamente dito, os produtos finais acabam possuindo características diferentes e, consequentemente, uma forma diferenciada de aplicação.

No caso de fertilizantes organominerais, podemos fazê-los via compostagem, uma técnica que utiliza de restos de culturas, produtos orgânicos de origem urbana ou rural e até mesmo industrial, ou seja, é uma forma de reaproveitamento dos resíduos para construção de produtos capazes de fertilizar o solo.

Trata-se de um processo aeróbico controlado. Por conta disto, orienta a presença de microrganismos que fazem a decomposição dos materiais presentes nas pilhas de resíduos. Portanto, entender o material e sua composiçãoé premissa para a condução do processo de compostagem para obtenção do melhor produto final.

Essa matéria completa você encontra na edição de julho 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes