Jean de Oliveira Souza
Engenheiro agrônomo, pós-doutorando em Agronomia-Melhoramento Vegetal no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da ParaÃba (CCA/UFPB)
A alface americana foi introduzida no Brasil no início da década de 80 e se diferencia dos demais tipos por apresentar folhas externas de coloração verde-escura, crespas, folhas imbricadas semelhantes ao repolho e crocantes, formando “cabeça“.
A alface americana tem se destacado graças ao seu sabor suave, folhas com capacidade de se manterem crocantes mesmo em contato com altas temperaturas, apresentarem maior resistência ao transporte e potencial de armazenamento por maior tempo.
Vale a pena salientar que cultivares de alface originalmente eram tÃpicas de inverno e, ao longo dos anos, os fitomelhoristas desenvolveram materiais adaptados ao plantio também durante a primavera e o verão, resistentes ao pendoamento precoce. Portanto, pela criteriosa escolha dos cultivares disponíveis, é possível plantar e colher alface de boa qualidade ao longo de todo o ano.
Manejo
O cultivo da alface americana exige manejo similar a qualquer tipo de folhosa, mas por se tratar de uma hortaliça de inverno, diversas são as dificuldades na produção, principalmente no verão, época que coincide com o período chuvoso e temperaturas mais elevadas, condições que inviabilizam seu cultivo em determinadas regiões do Brasil, o que, consequentemente, eleva seu custo de produção.
O cultivo pode ser iniciado com semeadura em bandeja de isopor e posteriormente transplante para o canteiro, quando as mudas apresentarem quatro folhas definitivas.
No Brasil, a semeadura direta de hortaliças é menos utilizada. Contudo, na época chuvosa o plantio direto consiste na melhor opção para amenizar os efeitos da estação. O cultivo de hortaliças nesse sistema de plantio surge da necessidade de mitigar os processos erosivos, os quais são causados pelo excessivo revolvimento de solo na época chuvosa.
Mais proteção para a alface
Para contornar os eventos climáticos adversos que podem contribuir para o surgimento de doenças e distúrbios fisiológicos na cultura da alface, outra técnica que pode ser adotada é o uso de ambiente protegido.
O cultivo da alface americana sob ambiente protegido permite sua produção de maneira controlada, o melhor aproveitamento dos insumos, dentre outros fatores. Quando o cultivo é sob estrutura de proteção, impede os efeitos negativos das baixas temperaturas, geada, vento, granizo, excesso de chuva, bem como o encurtamentodo ciclo de produção, e ainda aumenta a produtividade, resultando em produtos de melhor qualidade e mais safras ao ano, comparado ao ambiente externo.
O mulching
Para regiões com déficit hídrico, o uso de técnicas como o mulching inorgânico (filme plástico) é uma alternativa tecnológica disponível que pode contribuir para melhorar a rentabilidade e qualidade do vegetal.
O teor de umidade adequado no solo proporcionado pelo uso de tecnologias de plantio (cultivo protegido e mulching) condiciona a absorção de água e dos nutrientes minerais, essenciais ao desenvolvimento das plantas.
Diversos estudos demonstram que a adoção desta prática influencia positivamente a diminuição da perda de água por evaporação, mantendo a umidade do solo, a diminuição da compactação, a redução de perdas de nutrientes por lixiviação e volatilização, a inibição do estabelecimento de plantas daninhas, melhorando a qualidade das folhas, que não entram em contato com o solo, e a diminuiçãoda incidência de pragas e doenças.
A rentabilidade é um fator extremamente relevante a ser considerado na tomada de decisão quanto à adoção de tecnologia de plantio. O plantio direto da alface americana, mesmo com menor produtividade que no preparo convencional do solo e “mulching“ com plástico, promove menor custo total médio e maior receita líquida, tanto sob cultivo protegido como em campo.
Apesar do maior custo total do ambiente protegido, sua maior produtividade reduz o custo total médio e aumenta a rentabilidade.
Na medida certa
O plantio da alface americana exige um ótimo preparo dos canteiros definitivos, bem como a utilização de semeadeiras de precisão. O espaçamento mais indicado para a alface americana é de 35x35cm.
A cultura é altamente exigente em água, portanto, as irrigações devem ser frequentes e abundantes, devido à ampla área foliar e à evapotranspiração intensa. A cobertura com palhada, que é feita cobrindo-se o leito dos canteiros com casca de arroz, bagaço de cana ou outros materiais, favorece a umidade do solo e o controle da temperatura.