A Hortitec reúne produtores e profissionais ligados ao setor de hortifruticultura, e ainda promove a atualização do segmento. “Durante o evento podemos rever os clientes, parceiros e amigos, ver as novidades e mostrar as nossas. Além disso, temos contato com clientes do mundo inteiro“, elogia Paulo Christians, diretor da Bejo Brasil.
Expertise no que faz
A Bejo está Ã frente do maior programa de melhoramento genético de beterraba no mundo. “Já temos materiais para novas doenças dessa cultura, como a Rhizomania, que já se mostra importante em várias regiões. Estamos lançando o primeiro híbrido com resistência a essa doença, que ainda não tem controle químico. Chamado Manzu, esse híbrido de beterraba desponta como a solução para o setor“, destaca Paulo Christians.
A doença, que ainda se encontra concentrada em certas regiões do Estado de São Paulo, é um vírus transmitido por um fungo de solo que, uma vez instalado, não tem mais controle. Portanto, Manzu foi a solução encontrada por esses produtores, e teve neste ano mais de 100 hectares plantados na região
“A diferença entre um material não resistente e um resistente é, muitas vezes, ter ou não ter produção. Manzu, além de ter resolvido o problema, mostrou muita qualidade de raiz, pois entendemos que não adianta ter resistência se o produto não atender as exigências do mercado. A Manzu,que tem raízes  muito parecidas com as da Boro, lÃder absoluta de mercado, apresenta-se como grande alternativa em solos onde o problema está instalado. Não adianta:beterraba é Bejo, porque somos realmente habilitados a ajudar o produtor a lucrar com essa atividade“, esclarece Paulo Christians.
Até cinco ou dez anos atrás, muitos produtores aproveitavam áreas pequenas, ociosas, para plantar beterrabas.Hoje eles apostam mais na cultura, que se transformou numa atividade lucrativa. Muitos deles estão estocando o produto por seis a sete meses, o que é possível, para esperar a época de melhores preços, sem perda de qualidade, em se tratando dos materiais da Bejo.
A Bejo aposta também nas beterrabas coloridas, como a amarela e a branca, completando assim a sua linha de opções para todos os mercados.
Linha de produtos
A Bejo também apresentou durante a feira a cenoura Natuna, uma alternativa para o inverno. Entre suas características está a padronização e a produtividade.
Das cebolas, foram destaque a Alvara e a Maragogi,todas variedades de dias curtos. “Em melhoramento genético, 15 anos de pesquisa é o que levamos para desenvolver materiais comerciais, quando aparecem os primeiros resultados“, pontua o diretor da Bejo.
A Bejo atua em todo o Brasil, e lança constantemente materiais que vão de encontro às exigências de todas as regiões. “Todas as regiões tecnificadas e que buscam genética de ponta contam com a presença da Bejo“, garante Paulo Christians.