A Agricenter é uma empresa especializada em desenvolvimento de negócios agrícolas para o setor produtivo com distribuição de agroquímicos de casas comerciais, como BASF, Syngenta e Adama, mas que também possui uma empresa de tecnologia de nutrição chamada GreenPlants, especialista em formulação quÃmica dos fertilizantes de especialidades agrícolas. “Temos uma meta a ser atingida até 2050,quando o planeta terá nove milhões de habitantes, mas a América Latina só produz 36% de todo o alimento do mundo“, diz German Alfaro, CTO e gerente técnico comercial da GreenPlants.
O objetivo dos Estados Unidos é que a América Latina produza 50% da alimentação do mundo.Por isso a Agricenter quer desenvolver tecnologias para incrementar a produção e ainda manter a saúde das pessoas.
A GreenPlants utiliza matérias-primas inócuas que não representam nenhum risco para a saúde humana, desenvolvendo todos os potenciais da planta para que ela mesma possa se defender.
Parceria entre GreenPlants e Defensive
Â
A GreenPlants e a Defensive possuem um parceiro em comum, que é a Gulf, do produto Argenfrut, especializada na fabricação do melhor óleo mineral agrícola do mundo. “Representamos o Argenfrut na América Central. Então, tivemos uma reunião técnica na Costa Rica, visitamos suas instalações, vimos suas técnicas de produção e observamos que nossas polÃticas são as mesmas, ou seja, empresas sérias, de valor e respeito.Então fechamos uma parceria e agora visitamos o Brasil para conhecer os produtores e entender mais das suas demandas nas culturas de citros e abacaxi, que são nossas especialidades“, conta German Alfaro.
A Defensive tem um produto produzido pela GreenPlants. Trata-se de um fosfito protonado chamado Indumax, que consiste em uma tecnologia que não permite o fosfito se degradar em fosfato.
Os fosfitos ativam um processo metabólico muito valioso dentro da planta que permite que elas consigam se defender e reduz consideravelmente a incidência de fungos. “Isso é muito importante para o produtor, porque reduzirá muito os custos ediminuirá o uso de fungicidas, que possuem substâncias que podem ser tóxicas à saúde“, relata o gerente técnico da empresa.
Acordo
O Brasil escreveu junto à Costa rica e aos países das nações Unidas um acordo chamado CopBenture, firmando o compromisso de transladar a sanidade dos alimentos de consumo humano ao setor agrícola. “Portanto, temos que fazer produtos que não representem risco à saúde humana.Queremos, por isso, reduzir custo, aumentar a produtividade e o lucro do produtor, e produzir alimentos sem riscos à saúde“, define GermanAlfaro.
Para ir de encontro a essa proposta, o grupo Agricenter tem uma unidade chamada Live, especializada em pesquisas e validação dos produtos em diferentes culturas. Até o momento, os resultados já foram comprovados em melão, café, cana-de-açúcar e hortaliças, partindo em breve para a soja no Brasil.
Resultados de Indumax
O uso do produto Indumax reduz mais de 80% a incidência de fungos de oomicetos.Inicialmente, a recomendação é como preventivo. “Especializamo-nos em passar para o produtor como funciona a agricultura da prevenção, que consiste em fazer as aplicações no momento adequado“, pontua o especialista.
Atuação
A GreenPlant está com dois produtos no Brasil e o terceiro em processo de registro.Um deles é o maturador para cana-de-açúcar chamado Camadurante, um produto que favorece a maturação fisiológica, incrementa a produção do açúcar e também protege a plantação para que produza por mais anos.
O produto não tem nenhuma substância prejudicial e pode ser aplicado tranquilamente via aérea, sem restrição de uso. “A empresa também tem uma molécula muito nova, chamada K35, a única no mundo que vai direto ao ciclo de Krebs. É uma molécula de nutrição do potássio, um hidrocarboxilado do potássio que reduz o uso de cloretos.Um litro dele elimina a necessidade de usar 20 litros de cloreto, reduzindo a contaminação por cloreto, o custo de produção e do frete“, afirma German Alfaro.
O terceiro produto que está em processo de registro é o Indumax Cobre, um fosfito de alta concentração com cobre pentahidratado, sem restrição de uso. Possui importante ação fungicida e bactericida dentro da planta.
No caso de citros, por exemplo, muitas doenças bacterianas atacam o tecido do floema. A recomendação, então, é colocar o cobre dentro do floema para que fique em contato e reduza a incidência e a população das bactérias, permitindo que as árvores expressem o seu potencial produtivo.
O evento
Durante a Hortitec, a Defensive comprovou ser uma empresa muito técnica, com uma equipe de profissionais extremamente capacitados em todo o Brasil. “Com isso, nossa expectativa é de crescimento a partir dessa parceria. A razão mais importante disso é levar conhecimento aos agricultores,a fim de que tenhamos uma agricultura muito mais próxima. A Defensive é um sócio comercial, e nãoum cliente para nós, e com ela vamos juntar forças. Nossa unidade de pesquisa trabalhará arduamente para melhor atender as demandas do Brasil, e assim incrementar nossas vendas. Mas, não queremos vender uma vez – queremos estabelecer uma sociedade comercial com os produtores para que eles vejam em nossa empresa um amigo pronto para ajudar. Precisamos educar e transmitir informação e compartilhar tecnologia“, finaliza German Alfaro.