17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Importância do gesso para as bananeiras

Importância do gesso para as bananeiras

 

 

PatrickMendes Aguiar

Engenheiro agrônomo da Brasnica

patrick.aguiar@brasnica.com.br

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

A gessagem é uma etapa crucial, não só para a banana, mas para as culturas cultivadas em solos com teores mais elevados em alumínio tóxico às plantas, pois o gesso funciona como um condicionador de solo, contribuindo com a redução da saturação dos níveis desse alumínio.

O gesso fornece, também, cálcio e enxofre ao solo, que melhora o desenvolvimento radicular das plantas, criando assim uma melhor condição de absorção de nutrientes e água. Assim, as plantas tornam-se mais fortalecidas e resistem melhor a períodos de seca e ataque de pragas e doenças, contribuindo então para uma maior produtividade.

Quando aplicar

A gessagem deve ser realizada mediante a análise de solo. Se esta indicar que a saturação por alumínio está acima de 20% e os teores de Ca estão menores que 0,5 cmol/dm³, é a hora certa.

Dose certa

A dosagem de gesso vai de acordo com os teores de alumínio e cálcio encontrados no solo. Em geral, para contribuir com o enriquecimento do solo, pode-se aplicar o gesso na porção de 25% da necessidade de calcário.

Custo da aplicação

O custo é variável, pois leva em consideração o material utilizado, o valor do frete e a dosagem recomendada. Porém, em média, fica em torno de R$ 150,00 a R$ 200,00 por hectare aplicado no solo.

Dependendo da dosagem, o custo pode se tornar alto, porém, ele é diluído com o passar dos anos devido à ação residual no solo, que pode ficar disponível às plantas por até 10 anos, contribuindo com um bom incremento na produtividade da cultura nesse período.

Essa matéria você encontra na edição de agosto 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes