17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Hortifrúti Cultivo sob telado garante preço melhor ao pimentão

Cultivo sob telado garante preço melhor ao pimentão

Edvar de Sousa da Silva

Doutor em Agronomia/Horticultura e professor do Instituto Federal do Acre

edvardasilva@gmail.com

 

 Crédito Ginegar Polysack
Crédito Ginegar Polysack

O cultivo sob telado é uma alternativa para produtores de pimentão durante o período da seca. As telas pretas ou revestidas de alumínio garantem produtividade até 35% maior ao plantio de pimentão em campo aberto. Além disso, a qualidade da hortaliça é melhor, resultando em preços mais interessantes.

As maiores vantagens dos telados são observadas em regiões quentes e com elevada incidência de sol, pois as telas minimizam a incidência da radiação, evitando o excesso de transpiração das plantas e queimaduras dos frutos.

Ao reduzir a radiação solar, as telas podem favorecer a taxa fotossintética mais equilibrada, ocasionando maior produção e melhor qualidade dos frutos. Porém, isso só ocorre se o manejo, principalmente de irrigação, adubação e condução da cultura forem corretos.

Opções

Telas pretas, aluminizadas e vermelhas são as opções disponíveis para o produtor, atualmente. A tela azul poderia ser testada. Independente do material, é importante o produtor usar numa parcela e verificar se realmente os resultados são satisfatórios.

Quanto às telas pretas, escolher aquelas com menor sombreamento para não comprometer a fotossíntese.

Resposta das plantas

A biomassa de uma planta depende bastante do processo chamado fotossíntese, que por conseguinte depende da luz solar. O espectro de luz influencia diretamente na fotossíntese e, consequentemente, no crescimento vegetativo, pré-floração e floração das plantas.

A faixa de espectro de luz favorável à fotossíntese é entre 400 e 700 nanômetros (nm). As telas influenciam neste espectro e, consequentemente, na fotossíntese, desenvolvimento e produtividade das plantas.

Investimento

O investimento nas telas não é alto, pois se deve levar em conta que ela melhorará o ambiente para a planta e a produção. O ideal é procurar lojas agropecuárias e fornecedores idôneos para que recomendem a melhor tela de acordo com a finalidade de cultivo, a região e a cultura que será implementada. Além disso, sempre procurar assistência de um profissional qualificado.

Quanto ao retorno, já começa no primeiro cultivo. Ressalto a importância do manejo correto de irrigação, adubação e condução da cultura, pois a tela não faz milagre.

O produtor que aderir à utilização de ambiente protegido, do qual o uso de telas faz parte, deve estar consciente que vai gastar um pouco no início, porém, também haverá retorno, pois aumentará o potencial de produção com qualidade, podendo ainda agregar valor ao seu produto.

Essa matéria você encontra na edição de setembro 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes