Edvar de Sousa da Silva
Doutor em Agronomia/Horticultura e professor do Instituto Federal do Acre
O cultivo sob telado é uma alternativa para produtores de pimentão durante o período da seca. As telas pretas ou revestidas de alumÃnio garantem produtividade até 35% maior ao plantio de pimentão em campo aberto. Além disso, a qualidade da hortaliça é melhor, resultando em preços mais interessantes.
As maiores vantagens dos telados são observadas em regiões quentes e com elevada incidência de sol, pois as telas minimizam a incidência da radiação, evitando o excesso de transpiração das plantas e queimaduras dos frutos.
Ao reduzir a radiação solar, as telas podem favorecer a taxa fotossintética mais equilibrada, ocasionando maior produção e melhor qualidade dos frutos. Porém, isso só ocorre se o manejo, principalmente de irrigação, adubação e condução da cultura forem corretos.
Opções
Telas pretas, aluminizadas e vermelhas são as opções disponíveis para o produtor, atualmente. A tela azul poderia ser testada. Independente do material, é importante o produtor usar numa parcela e verificar se realmente os resultados são satisfatórios.
Quanto às telas pretas, escolher aquelas com menor sombreamento para não comprometer a fotossíntese.
Resposta das plantas
A biomassa de uma planta depende bastante do processo chamado fotossíntese, que por conseguinte depende da luz solar. O espectro de luz influencia diretamente na fotossíntese e, consequentemente, no crescimento vegetativo, pré-floração e floração das plantas.
A faixa de espectro de luz favorável à fotossíntese é entre 400 e 700 nanômetros (nm). As telas influenciam neste espectro e, consequentemente, na fotossíntese, desenvolvimento e produtividade das plantas.
Investimento
O investimento nas telas não é alto, pois se deve levar em conta que ela melhorará o ambiente para a planta e a produção. O ideal é procurar lojas agropecuárias e fornecedores idôneos para que recomendem a melhor tela de acordo com a finalidade de cultivo, a região e a cultura que será implementada. Além disso, sempre procurar assistência de um profissional qualificado.
Quanto ao retorno, já começa no primeiro cultivo. Ressalto a importância do manejo correto de irrigação, adubação e condução da cultura, pois a tela não faz milagre.
O produtor que aderir à utilização de ambiente protegido, do qual o uso de telas faz parte, deve estar consciente que vai gastar um pouco no início, porém, também haverá retorno, pois aumentará o potencial de produção com qualidade, podendo ainda agregar valor ao seu produto.