O cultivo de pitaia no Brasil concentra-se no interior de São Paulo, em especial na região de Catanduva. Com o crescente interesse por essa fruta exótica a produção tem sido expandida para outras áreas, mas ainda não atende à demanda atual.
O preço da fruta é competitivo nos mercados nacional e internacional. No Brasil, segundo dados das Ceasas, o produtor recebe entre R$ 25 e R$ 45 pela caixa de três ou quatro quilos. Na Europa a unidade da fruta é vendida por cinco euros.
A pitaia (Hylocereussp. e Selenicereus sp.) é o fruto de uma cactácea, cuja aparência rústica e pouco familiar aos brasileiros desperta a curiosidade do consumidor, que é surpreendido por um fruto doce, de polpa delicada e saborosa.
A fruta tem formato globoso a elipsoide, com diâmetro de até 12 centÃmetros, conforme a espécie, e com escamas lisas que dão a ela o nome na Ásia de “dragonfruit”, ou seja, “fruta do dragão”. Também é conhecida como “rainha da noite”, uma vez que suas flores só abrem no período noturno.
Características nutricionais
Estudos mostram que a pitaia, rica em vitaminas A e C, tem propriedades nutricionais que auxiliam na transformação do açúcar e gordura do corpo humano em energia, transmitem a sensação de saciedade e diminuem o colesterol ruim, o que a tem tornado alvo de dietas de emagrecimento.
A pitaia amarela é conhecida por ter efeito laxativo. Além disso, a casca da pitaia vermelha, desperdiçada na produção de suco, é fonte de antioxidantes e agentes que previnem a multiplicação de algumas células cancerÃgenas, podendo ser usada na prevenção de doenças crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares.
O maior consumo do fruto é “in natura“, mas a polpa congelada permite a produção de sorvetes, iogurtes, sucos, doces, bolos, mousses e corante de doces. É utilizada na gastronomia em drinks, saladas e como acompanhamento de espumantes servidos em restaurantes.
Espécies
Existem quatro espécies de pitaia mais cultivadas no Brasil. Em cada uma delas o fruto apresenta colorações distintas de casca e polpa (Tabela 1).
Tabela 1 ““ Espécies de pitaia e coloração dos frutos
Espécie | Cor da casca | Cor da polpa |
Hylocereusundatus | Vermelha | Branca |
Hylocereuscostaricensis | Vermelha | Vermelha |
Selenicereusmegalanthus | Branca | Amarela |
Selenicereussetaceus | Vermelha | Branca |
Implantação de pomar de pitaia
ðEscolha da área: o local onde a cultura será implantada não pode estar sujeito aencharcamento e geada. O teor de matéria orgânica do solo onde será implantada a cultura deve ser superior a 7%.
ðAmostragem de solo: as amostras de solo devem ser coletadas em diversos pontos, reunidas, homogeneizadas e enviadas para análise. A interpretação dos resultados irá determinar as exigências de correção de acidez e adubação.
ðPreparo do solo: é realizado por meio de duas arações seguidas de duas gradagens, durante as quais deve ser realizada a adubação. Se houver necessidade de calagem, esta deve ser feita em área total, sendo metade anterior à aração e a outra durante a gradagem.
ðDefinição do espaçamento: o espaçamento a ser utilizado pode ser de 3 m x 3 m ou 2 m x 3m. As linhas podem ser feitas paralelas aos carreadores, quando o terreno for plano, ou paralelas às curvas de nível, quando o terreno apresentar declividade. Após essa etapa é possível realizar a marcação das covas.
ðInstalação dos mourões: é necessário realizar a instalação de mourões com formato de “T“, de forma que fiquem 1,80 m acima do nível do solo, para tutoramento da planta, que possui hábito epÃfita.
ðCoveamento: as covas devem ter pelo menos 60 centÃmetros de profundidade e de diâmetro, e recomenda-se que sejam abertas ao menos dois meses antes do plantio. A terra retirada da superfície deve ser misturada ao adubo e depositada no fundo da cova, enquanto que a terra da parte mais profunda deverá ser depositada na superfície.
ðAdubação: devido à exigência de solos com alto teor de matéria orgânica, é recomendado que sejam utilizados adubos orgânicos no cultivo da pitaia. Em geral, são aplicados 20 L de esterco bovino curtido por cova, durante o plantio. Segundo pesquisa realizada no município de Lavras (MG), a adubação de manutenção com a combinação de esterco bovino, esterco de galinha e granulado bioclástico (biofertilizante feito à base de algas marinhas) a cada três meses resulta em maior produtividade.
O esterco curtido promove aumento no teor de matéria orgânica do solo e na atividade dos microrganismos, melhora a retenção de água no solo e o poder tampão, mas em excesso pode causar efeitos negativos. É importante, portanto, proceder a adubação conforme a orientação de um engenheiro agrônomo.
ðPlantio: a propagação da pitaia se dá, principalmente, por estacas. As mudas devem ser colocadas nas covas de maneira que fiquem 05 cm acima do nível do solo, para evitar encharcamento. É importante amarrar as mudas ao mourão com barbante, para que cresçam no sentido dele.
Â