17.5 C
Nova Iorque
quarta-feira, abril 2, 2025
Início Revistas Hortifrúti Manejo da adubação com magnésio em batata

Manejo da adubação com magnésio em batata

Renato Passos Brandão

Engenheiro Agrônomo, mestre em Solos e Nutrição de Plantas e Gestor do Deptº Agronômico da Bio Soja

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

O magnésio é o quarto nutriente mais absorvido pela batata. Normalmente, os solos cultivados com batata possuem baixos teores de magnésio e desequilíbrios com outros cátions básicos (cálcio e potássio), induzindo deficiência desse nutriente.

Nos solos, o magnésio é o terceiro cátion mais abundante, após o cálcio e o hidrogênio. O fluxo de massa é o principal mecanismo de absorção do magnésio pela batata, sendo absorvido na forma iônica de Mg2+.

Os solos ácidos possuem baixos teores de magnésio, sendo que naqueles cultivados com batata podem ocorrer desequilíbrios entre os cátions básicos do solo, provocando redução na disponibilidade do magnésio. A absorção do magnésio é reduzida pela presença de Ca e/ou K em altas concentrações no solo, mas principalmente pelo potássio.

A saturação de magnésio no solo mais adequada para a cultura da batata situa-se na faixa de 15 a 20% e a relação Mg/K entre 3 e 6.

Funções do magnésio

O magnésio é componente da clorofila (2,7% do seu peso molecular), pigmento presente no cloroplasto, local onde ocorre a fotossíntese das plantas. O magnésio é o nutriente que ativa o maior número de enzimas na batata, dentre as quais aquelas relacionadas à síntese dos carboidratos.

O magnésio está envolvido no metabolismo do fósforo, sendo o carreador deste nutriente no cafeeiro. Melhora a eficiência da adubação fosfatada e aumenta a absorção do fósforo pelo cafeeiro.

Sintomas de deficiência do magnésio

O magnésio é um nutriente móvel no floema da batata. Portanto, os sintomas de deficiência ocorrem inicialmente nas folhas velhas. As folhas mais velhas mostram uma clorose internerval (amarelo-claro) e as nervuras permanecem com uma coloração verde-pálido.

A deficiência do magnésio reduz a fotossíntese na batata, causando diminuição na síntese dos fotoassimilados, comprometendo o desenvolvimento, a produtividade e a qualidade dos tubérculos.

Com o agravamento da deficiência de magnésio pode ocorrer a queda prematura das folhas da batata, depauperando as plantas e reduzindo o potencial produtivo da cultura.

Manejo da adubação com magnésio

A principal fonte de magnésio para a batata é o calcário dolomítico (MgO > 6%). Entretanto, em muitas situações, mesmo com a sua aplicação, é necessário uma suplementação de magnésio à cultura da batata.

Se o teor de magnésio no solo for menor que 10 mmolc/dm3, realizar a aplicação de 150 a 300 kg/ha do Gran Magnésio 30 antes do plantio da batata.  O Gran Magnésio 30 é um fertilizante granulado com alto teor de magnésio proveniente do óxido de magnésio.

Posteriormente, realizar adubações foliares com o NHT® Magnésio ao longo ciclo da batata, mas principalmente na fase da tuberização.

Considerações finais

A viabilidade econômica da cultura da batata passa, necessariamente, pela obtenção de altas produtividades e a nutrição equilibrada desempenha um papel fundamental.

Em solos com baixo teor de magnésio e/ou desequilíbrios com os demais cátions básicos (cálcio e potássio), realizar o fornecimento do magnésio antes do plantio da cultura da batata para otimizar os seus benefícios e proporcionar altas produtividades. O magnésio também deve ser fornecido em pulverizações foliares (NHT® Magnésio).

Para um melhor monitoramento da nutrição da batata, realizar as análises de solo e foliar. Mais informações sobre os produtos da Bio Soja fornecedores de magnésio à cultura da batata, entrar em contato com a Bio Soja via representante comercial (via site ““ www.biosoja.com.br) ou via e-mail, biosoja@biosoja.com.br

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes