A KBM ““ Equipamentos Agrícolas Ltda.é uma fábrica de equipamentos agrícolas com foco muito grande em equipamentos para a cultura de amendoim, além de fabricar equipamentos para outras culturas, como cana-de-açúcar e algodão.
Mas o carro-chefe é a fabricação de equipamentos para a cultura de amendoim, tanto para o plantio como para arranquio e colheita.Em 2010, quando Marco Antônio Martins, superintendente da KBM, começou a empresa, ele teve a oportunidade de ir para os EUA visitar a KMC““ Kelley Manufacturing Company, uma indústria norte americana especializada em equipamentos para amendoimcom quase 50 anos de história neste mercado.
“Nos Estados Unidos é comum o plantio direto de uma cultura sobre a palhada de outra. Lá eles fazem o plantio de amendoim sobre a palhada de aveia ou de trigo e de várias outras culturas, exceto cana-de-açúcar, que não existe na região. Por isso, esse foi o nosso grande desafio, modificar o equipamento de modo que ele fosse eficiente no plantio sobre a palhada de cana“, conta.
A palhada de cana é bem mais resistente e agressiva, diferente de qualquer outra que exista no mundo. Em 2011 Marco Antônio trouxe o equipamento dos Estados Unidos para começar as modificações, e há dois anos já está com o equipamento no mercado, atuando fortemente para o plantio direto de amendoim sobre a palhada de cana. Chamado RipStrip, o nome doequipamento, em tradução adaptada para o português, significa preparo de faixa.
O RipStrip RS4L é um equipamento de preparo de solo em desenvolvimento no Brasil, porém, já muito conhecido e um campeão de vendas nos Estados Unidos, onde foi desenvolvido pela KMC.
No Brasil esse equipamento está sendo fabricado e distribuído pela KBM ““ Equipamentos Agrícolas, empresa de Dumont que desde 2011 tem contrato de parceria com a KMC para esse e demais equipamentos voltados principalmente para a cultura de amendoim.
Para o plantio direto do amendoim na palhada de cana, o equipamento substitui cerca de cinco operações que ainda são necessárias para quem faz preparo convencional de solo. Ele faz o preparo apenas da faixa que vai receber o plantio, sem remexer todo o solo, o que é bom para a terra, porque muitas operações trazem problemas de erosão quando chove. “Já tenho 30 máquinas no mercado. Não são muitas porque o agricultor ainda tem muita resistência ao plantio direto sobre a palhada de cana. A maior preocupação deles é arrancar esse amendoim depois e colher, pois eles acham que por ter a palhada da cana o processo será dificultado“, informa.
Mas, Marco Antônio conta que isso já caiu por terra porque muitas áreas de plantio direto de amendoim sobre palhada de cana foram colhidas e não houve dificuldade no arranquio ou na colheita.
Para o plantio eficiente de amendoim sobre a palhada de cana, o empresário diz que o produtor tem que usar o RipStrip, que já foi patenteado e está sendo muito bem avaliado pelos produtores. “Outra forma seria fazer o plantio direto com uma plantadeira, mas sua eficiência não é tão boa quanto a do RipStrip.Em uma passada só, o RipStripcom plantadeira acopladasubsola, prepara a faixa do solo e plantao amendoim.Mas também pode ser feito em duas operações com o auxÃlio do GPS. Basta passar o RipStrip com GPS e em seguida vem a plantadeira usando das informações para plantar na faixa tratada pelo equipamento“, detalha.
Em torno de 85% da produção de amendoim no Brasil acontecem no Estado de São Paulo, onde também está concentrada grande parte da produção de cana-de-açúcar.Nestas áreas,é importante que haja rotação com algum tipo de leguminosa para reciclar os nutrientes.
A cada cinco ou seis cortes é importante fazer a rotação, ou a cada cinco a seis anos. Faz-se um plantio de amendoim e depois volta a cana. “Para as usinas, a vantagem que o amendoim pode ter em cima da soja é que o valor do arrendamento é mais alto. Mas a prática de preparo de solo e o ciclo mais longo da cultura atrapalham o plantio da cana no final do verão, e as usinas acabam preferindo o plantio de soja; o cultivo mÃnimo em amendoim pode mudar este panorama, principalmente em talhões de cana onde a reforma é decidida em cima da hora“, considera.