Leandro Luiz Marcuzzo
Engenheiro agrônomo, doutor e professor fitopatologista do Instituto Federal Catarinense (IFC) – campus de Rio do Sul
Doenças causadas por vírus à cultura da cebola não são estudadas em profundidade quanto a sua etiologia, sintomatologia, epidemiologia e controle. Uma das causas dessa ausência de estudos é o fato de que os sintomas aparentes nas plantas assemelham-se a causas abióticas, como a deficiência nutricional.
Os vírus conhecidos como Iris yellow spot virus (IYSV), transmitido por Thrips tabaci, e o Leekyellowstripevirus (LYSV), transmitido por pulgões, já foram relatados na cultura da cebola, contudo, o vírus do nanismo amarelo causado por Onionyellowdwarfvirus (OYDV) é o mais importante na cultura.
Sintomas
Â
O Onionyellowdwarfvirus (OYDV) traz consigo a formação de estrias cloróticas longitudinais, iniciando na base das folhas mais novas e ocupando toda a área foliar. Àmedida que novas folhas surgem, estas se tornam amareladas, achatadas, se encarquilham e curvam-se para baixo.
Os bulbos permanecem firmes, mas com menor tamanho. O vírus pode ficar latente, o que faz com que nem sempre o sintoma seja evidente. Além disso, a sintomatologia pode variar conforme a virulência das estirpes e do grau de resistência da variedade. A doença é transmitida por afÃdeos e disseminada também pela semente contaminada.
Manejo de doenças causadas por vírus à cebola
-Utilizar sementes ou bulbos certificados;
-Eliminação de plantas doentes na lavoura;
-Rotação de cultura;
-Uso de inseticidas para controle de afÃdeos.