17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Mercado Resistência da ferrugem da soja “‹é debatida por especialistas

Resistência da ferrugem da soja “‹é debatida por especialistas

Entre os assuntos mais relevantes para o grupo está a baixa eficiência no uso de carboxamidas no controle da ferrugem asiática“‹ “‹segundo dados do FRAC

Sintomas iniciais de ferrugem na soja - Crédito Jorge Jacob
Sintomas iniciais de ferrugem na soja – Crédito Jorge Jacob

Os principais nomes da fitopatologia do Brasil estiveram reunidos nos dias 3 e 4 de abril, em Campinas-SP, para discutir o momento atual da soja no país. Segundo os pesquisadores, a safra 2016/2017 apresenta 33,7 milhões/ha de área cultivada, o que significa dizer que o cultivo vem apresentando resultados positivos para a agricultura brasileira.

O Eagle Team, grupo de pesquisadores formado pela UPL, trabalha intensamente com pesquisas na área de fitopatologia na soja em todas as regiões importantes para a cultura no Brasil. Neste evento foram analisadas as consequências do aumento da resistência na busca de alternativas técnicas que possam ser utilizadas para controle de doenças e manejo de resistência para também promover a conscientização dos produtores sobre a prevenção de doenças no campo, proporcionando o debate sobre a situação da ferrugem asiática em cada região do país, programas de aplicação e o compartilhamento de experiências para que o problema, presente no cultivo da soja, possa ser resolvido e os produtores brasileiros não sejam tão impactados na produtividade.

“Os problemas de manejo são determinantes para a produção. No Cerrado, onde atuamos, percebemos um uso frequente de uma mesma molécula, quando na verdade deve ser inserido no manejo um produto protetor multissítio que atue de forma dinâmica no problema, assim o lucro do produtor não será comprometido“, afirma Paulo Bettini, pesquisador do Eagle Team.

Além dos fitopatologistas, o encontro contou também com a presença de Cláudia Godoy, pesquisadora da Embrapa Soja e Dado Schneider, Doutor em comunicação e palestrante.

“‹“‹Entre os assuntos mais relevantes para o grupo, está a procura de soluções para que o manejo de resistência da soja seja mais eficiente, uma vez que um novo grupo químico utilizado para o controle da ferrugem asiática ““ as carboxamidas ou SDHIs ““ foi vencido pela ferrugem, segundo dados do FRAC (Comitê de Ação à Resistência de Fungicidas).

“Os fungicidas multissítios, tecnologia trazida pela UPL para as grandes culturas, são de extrema importância para o momento. Devido suas características e formas de ação diferenciadas proporcionam o controle de doenças, promovendo o manejo de resistência. O que contribui para a proteção da lavoura e incremento de produtividade, beneficiando os produtores“, explica Marcelo Figueira, gerente de fungicidas da UPL.

Para Carlos Pellicer, presidente da UPL no Brasil, o encontro do Eagle Team proporciona ganhos para toda a agricultura nacional. “Discutimos inovações e fortalecemos os elos estabelecidos pelo grupo, afinal, o objetivo é o mesmo: busca por melhores tecnologias e resultados, com conhecimento, compromisso e referências“, conclui o presidente da UPL.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes