Eng. Agr.Juliano Gullo de Salvo
Mestre em Solos e Nutrição de Plantas e coordenador técnico da
Green Has do Brasil
Eng. Agr.Clevison Michelon
Especialista em Horticultura e Gerente Sul de Vendas & Marketing da
Green Has do Brasil
Dentre as principais fontes de fito-hormônios, destacam-se as algas marinhas. O uso de algas marinhas na agricultura vem apresentando crescimento, ao longo dos últimos anos, por ser um produto natural, cujo extrato apresenta composição de elementos químicos favoráveis às plantas cultivadas.
Em virtude das algas estarem sujeitas a um ambiente com grandes variações de temperatura, salinidade e condições de crescimento, elas desenvolvem mecanismos fisiológicos de adaptação, baseados na síntese de compostos e hormônios específicos.
A aplicação de produtos à base de algas marinhas promove estímulo para enfrentar estresses bióticos e abióticos, e o balanço hormonal das algas favorece na absorção de nutrientes. Importante que se utilize produtos de qualidade com altos teores de algas, com pureza e formulação corretas, para garantir a eficiência do produto e seus benefícios.
Para a cultura da alface, a associação de algas (Algaren®) com cálcio e boro (Calboron®) proporciona uma maior qualidade ao produto final, colaborando com a qualidade das folhas e aumentando a resistência a doenças e a vida útil no pós colheita.