17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Grãos Bertanha - 40 anos de pura agricultura

Bertanha – 40 anos de pura agricultura

Créditos Fransérgio Leão
Créditos Fransérgio Leão

São 40 anos de fábrica da Bertanha e 40 anos de cafeicultura. A empresa nasceu fabricando máquinas para café, e por um período de 15 anos abriu a atividade para outros setores da agricultura, sem nunca perder o elo com o café.

“Nos últimos dez anos concentramos toda a nossa atenção na cafeicultura, com o lançamento do projeto de recolher os grãos do centro da rua, um processo totalmente mecanizado em que conseguimos resgatar todo o café de varrição com o advento da Mogiana e da Varre-tudo. Os armazéns nunca tinham visto chegar tanto café de varrição no intervalo de três anos. Trabalhamos nesse projeto visando melhorar o café de varrição por meio do processo de arruação, resultando na máquina Varre-tudo“, relata Sid Bertanha, proprietário da empresa.

A partir de 2007 se efetivaram as vendas das máquinas para este fim, aumentando a quantidade de máquinas comercializadas. No trabalho desses 10 anos adquirimos conhecimento, experiência, informação para ajustes finos e melhoria de produtividade. “Estamos guardando todo esse estudo e trabalhando no processo. Em 2017 começamos com várias novidades na engenharia da Mogianae da Varre-tudo, para elas trabalharem e andarem com maior velocidade, recolher o café mais limpo e separar melhor as impurezas. Estávamos ansiosos para a chegada da Agrishow para mostrarmos toda a linha de colheita do chão renovada, com essa reengenharia“, conta Sid Bertanha.

Com as inovações, as máquinas foram reinventadas e dobraram a sua capacidade de produção, trabalho, velocidade e eficiência.

Créditos Fransérgio Leão
Créditos Fransérgio Leão

Portfólio

Durante a Agrishow, a Bertanha apresentou uma Varre-tudo 3 em 1 reestilizada, com uma nova engenharia, movida a óleo diesel, para tratores com potência 40% menor, com eficiência de varrição melhor e velocidade de trabalho maior.

“Resumimos as Mogianas em quatro modelos distintos, sendo uma básica, de menor porte, chamada pé-de-boi, que atende os pequenos produtores com eficiência, mas na medida do médio/pequeno produtor. Temos máquinas padrão e outras voltadas para propriedades mais tecnificadas, sendo uma totalmente mecânica e duas hidráulicas, uma com auto compensação, toda automática, com acionamentos elétricos e hidráulicos. Foram batizadas de Original Super, Hidráulica Super e a Hidráulica Compensada Super“, detalha o proprietário da empresa.

Créditos Fransérgio Leão
Créditos Fransérgio Leão

Além desta linha, a Bertanha destacou também duas colhedoras, tanto a de arrasto como a autopropelida, com melhor construção hidráulica e elétrica, e ainda mais robustez de trabalho, durabilidade em horas trabalhadas e baixa manutenção.

“As nossas colhedoras, tanto a F1 como a F2, são máquinas que trouxeram profundas inovações na colheita da árvore, reduzindo os danos causados aos pés de café na colheita mecanizada. Ela tira mais café da árvore, e é tão sensível ao pé de café que pode fazer o que nenhuma outra máquina faz – ir e voltar na mesma rua, sem quebrar os galhos e sem prejudicar o pé de caf铝, garante Sid.

O empresário deixa como mensagem para o cafeicultor que ele pode investir no setor sem medo, porque o futuro do café é altamente promissor e está crescendo vertiginosamente. “A missão da Bertanha é trabalhar para aumentar cada vez mais a tecnologia de mecanização da cafeicultura, trazendo aos cafeicultores sempre novidades boas para que ele possa produzir cada vez mais com menor custo“, conclui.

Sid Bertanha, proprietário da empresa - Créditos Fransérgio Leão
Sid Bertanha, proprietário da empresa – Créditos Fransérgio Leão

Essa matéria você encontra na edição de junho 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes