Uma variedade de citros ornamental, BRS Rubra Cara, foi lançada no dia 24 de maio, oriunda do Programa de Melhoramento Genético de Citros numa parceria entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), além da Embrapa Produtos e Mercado, por meio do Escritório de Negócios de Campinas e a Prefeitura Municipal de Montenegro.
A nova laranja umbigo será conhecida na Abertura da Colheita de Citros do Rio Grande do Sul, que ocorrerá em Montenegro (RS). Os chefes-gerais das duas unidades de pesquisa envolvidas, respectivamente, Alberto Duarte Vilarinhos e Clenio Nailto Pillon estarão presentes no ato.
Essa novidade é apropriada para cultivo em parques e jardins. Seu caráter inovador é a praticidade e otimização da limpeza, por apresentar folhas perenes. É adaptada a climas tropicais e subtropicais. Quando utilizada em vasos, apresenta um crescimento lento e porte pequeno; já quando fixada diretamente no solo, atinge um porte um pouco maior.
Suas folhas são sua principal característica, a coloração verde-variegada chama a atenção e elas não caem, desse modo não precisa realizar uma limpeza constante, facilitando sua utilização em projetos de paisagismo, o que a torna um produto diferenciado e atraente no segmento de plantas ornamentais.
Variedade também pode ser consumida
Os citros apresentam grande variabilidade genética, e esse novo tipo é uma mutação natural da laranja Cara-Cara. O fruto é de tamanho médio a grande, não possui sementes, o sabor é doce e sua polpa é vermelha, rica em licopeno – tipo de carotenoide, um pigmento naturalmente vermelho que dá cor ao tomate e a outros frutos, é um protetor potencial contra tipos de câncer e doenças cardiovasculares.
A Embrapa Produtos e Mercado fará um edital para licenciar viveiristas interessados em produzir mudas da BRS Rubra Cara no Rio Grande do Sul e esses farão a distribuição das mudas no mercado.