A jalapeño é um clássico mexicano. Com seus frutos suculentos e arredondados na ponta, é inconfundÃvel em sua forma e sabor. É originária da cidade de Jalapa (também conhecida como Xalapa), no México. Nos EUA, principalmente no Novo México, existe uma variedade chamada TAM Jalapeño, que possui um tempo de amadurecimento mais rápido. Outras variedades da jalapeño que possuem frutos maiores são a Giant, Conchos e El Jefe.
Cultivo
As sementes germinam em torno de 15 dias. A planta leva em torno de 90 dias para o amadurecimento, desenvolvendo uma raiz robusta que se expande numerosamente para os lados.
Aconselha-se adubar muito bem o solo para um melhor desenvolvimento. A jalapeño é geralmente colhida ainda verde, pouco antes de atingir a cor vermelha. Cada planta produz cerca de 30 frutos (com sorte, a quantidade de frutos da jalapeño pode chegar entre 50 a 100 frutos numa única planta).
Informações gastronômicas
A jalapeño é uma pimenta extremamente apreciada em diversos locais do mundo. Essas pimentas são ingredientes de inúmeras receitas, sendo utilizadas para recheios, molhos, grelhadas, fritas, etc. A jalapeño fresca é muito utilizada em saladas, principalmente com tomates.
Elas são indispensáveis na preparação do nacho na cozinha mexicana. Além disso, no México elas são secadas utilizando-se o processo de defumação, para que possam ser utilizadas na preparação do chamado Chipotle – nome dado a jalapeño após sua secagem. Apenas as jalapeño verdes são consumidas cruas, nunca as vermelhas.