17.5 C
Nova Iorque
quarta-feira, agosto 20, 2025
Início Mercado Importância do Smart Farming no futuro

Importância do Smart Farming no futuro

José Luiz Tejon Megido

Conselheiro fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e dirigente do Núcleo de Agronegócio da ESPM

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Smart Farming está diretamente relacionado à agricultura de precisão, ou seja, é uma agricultura inteligente que significa ter no agronegócio avanços similares que já temos na medicina de precisão.

Este será um conceito vital no futuro, pois diminuiremos o desperdício dos insumos, extrairemos o máximo do potencial das sementes e teremos rentabilidade com produtividade e sustentabilidade, significando o aumento considerável dos fatores controláveis numa atividade plena de aspectos incontroláveis.

Realidade

Na verdade, SmartFarmingjá existe, e podemos ver isso, por exemplo, em jovens formados pela fundação ShunjiNishimura e Fatec, na cidade de Pompeia (SP), e em fazendas atuando com acesso a essa tecnologia e análise de dados.

Precisamos aceitar que essa é uma realidade inexorável, buscar recursos humanos já preparados para isso ou então potenciais recursos humanos para serem preparados nessa competência.

De outro lado, a tecnologia reduzirá os erros de operação, de uso dos insumos e das operações nas propriedades rurais.Da mesma forma, fará uma integração com dados externos, permitindo a melhor gestão da propriedade e a tomada de decisões como um todo.

O Brasil rumo ao conceito de SmartFarming

Já temos áreas conscientes do conceito SmartFarming, como a criação do Agro Hub, na Aprosoja, no Mato Grosso. Da mesma forma, na última Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), vários estandes tratavam disso. As empresas de máquinas e insumos já atuam com esses conhecimentos, bem como foi criado o curso de Agri Data no agronegócio recentemente, em Pompeia, na Fundação ShunjiNishimura e Fatec.

Quanto aos desafios, ainda são mão de obra especializada, não preconceito, cobertura de sinais por satélites do território brasileiro e integração da troca de informações entre as distintas marcas de equipamentos.

Por fim, a agricultura inteligente será essencial para o produtor rural de todos os portes, tanto na agricultura quanto na pecuária, e principalmente na integração lavoura, pecuária e floresta.

Essa matéria você encontra na edição de Julho 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes