Milena Christy Santos
Engenheira agrônoma e mestre em Fitotecnia/Produção e Tecnologia de Sementes ““ UFLA
milenachristysantos@hotmail.com
O sucesso na produção de milho começa pela escolha adequada da semente a ser utilizada. Uma semente de qualidade é imprescindÃvel, já que ela é o veículo de toda tecnologia gerada pelos programas de melhoramento genético e refletirá diretamente na produtividade.
Características ideais
A qualidade da semente envolve quatro atributos: físico, fisiológico, genético esanitário. A pureza física do lote de sementes influencia no estande de plantas. Os atributos fisiológicos, germinação e vigor vão interferir na velocidade e uniformidade do estande, e são muito desejáveis.
A pureza genética vai garantir um estande com apenas plantas da cultivar adquirida, sem o perigo de contaminação. Já a sanidade das sementes ajuda na prevenção de doenças, já que servem de veículo para alguns patógenos (microrganismos e insetos).
Um lote de sementes com alta qualidade resultará em um estande uniforme e de emergência rápida, diminuindo a competição com plantas daninhas, o que fará com que a genética da semente expresse o seu máximo, garantindo a produtividade desejada.
A escolha do tipo de semente é particular de cada produtor e são vários os fatores a serem levados em conta, como a produtividade desejada de acordo com o nível tecnológico do produtor, mercado consumidor, altitude, solo, temperatura, radiação solar e disponibilidade hÃdrica, entre outras tantas variáveis.
As características desejadas na semente de milho devem, portanto, ter alta qualidade, resistência às doenças e insetos e ainda às moléculas de herbicida e adaptação às condições de clima da região de produção.
Escolha acertada
Para auxiliar na escolha da semente, anualmente a Embrapa Milho e Sorgo, com a colaboração de empresas produtoras de sementes, disponibiliza um levantamento com todas as cultivares de milho disponíveis no mercado. De posse dessas informações, a tomada de decisão para a escolha mais assertiva é facilitada.
Cada cultivar já é recomendada para a região em que se adapta melhor, com o respectivo ciclo e pacote tecnológico que ela oferece.
Em destaque
Entre todas as sementes disponíveis no mercado, se destacam as híbridas, transgênicas ou não, por apresentarem melhor desempenho e características desejadas, e ainda as sementes transgênicas com tolerância a pragas e doenças, com tolerância às moléculas de herbicidas, pois elas reduzem o número de aplicação de defensivosagrícolas, o custo de produção e a compactação do solo.
O insumo semente tem considerável impacto no custo de produção, e sementes de alta qualidade demandam um investimento significativo. Mas, avaliando seu custo-benefÃcio, o investimento é recompensado com o aumento da produtividade.
Portanto, a escolha da cultivar com as características desejadas e condizentes com a situação regional do plantio é que vai garantir o sucesso da lavoura e o material poderá proporcionar o máximo potencial produtivo dentre as opções no mercado.