17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Hortifrúti Panorama Nacional da Produção de Limão - Do Brasil para o mundo

Panorama Nacional da Produção de Limão – Do Brasil para o mundo

São Paulo é o maior Estado produtor de limão do Brasil - Crédito Edvaldo Costa Mello
São Paulo é o maior Estado produtor de limão do Brasil – Crédito Edvaldo Costa Mello

Fundada em 1988 por Vicente Alvair Promicia, a Itacitrus é uma empresa familiar que está localizada em Itajobi (SP). No ano de 2002, com o intuito de aumentar o volume de produção de limas ácidas tahiti e ter mais disponibilidade da fruta no período de entressafra, foi feito um investimento na compra de uma fazenda no Nordeste do Brasil (2.400 ha), na cidade de Inhambupe (BA).

Vendo um mercado promissor para outras frutas, em 2006 a Itacitrus iniciou exportações na aérea de mamão formosa (produção própria) e manga palmer(produtores da região de Itajobi).  Mantendo a mesma qualidade oferecida na lima ácida tahiti, a empresa exporta saúde e bem-estar para seus clientes, aumentando sua gama de produtos e diversificando o mercado.

Profissionalismo no que faz

Desde 2004, a Itacitrus é a maior exportadora de limão tahiti do Brasil e está presente em quatro importantes áreas produtoras de limão no País. Itajobi é a primeira delas, localizada a 400 km a Noroeste da cidade de São Paulo, compreendida por um grande número de pequenos produtores. A maioria deles possui entre três a oito hectares de limão. Todos os fornecedores da Itacitrusrecebem orientação e acompanhamento agrícola de nossos agrônomos.

Ainda nesta cidade estão o escritório e packinghouse,com 2.000 m², equipado e capacitado para processar 12 contêineres por semana (prédio próprio), e empregando 105 colaboradores.

Cruz das Almas (BA), localizada a 150 km de Salvador, é a maior região produtora de limão da Bahia, com possibilidade de crescimento acima da média nacional. O modelo de produção desta região é semelhante ao da Itajobi, com pequenos produtores sendo assistidos pela empresa e vendendo sua produção a preços negociados diariamente, de acordo com o mercado. A cidade conta com escritório e packinghousede 800 m² equipado e capacitado para processar quatrocontêineres por semana, e empregando 35 colaboradores.

Inhambupe e Sátiro Dias, a 30 km uma da outra, também na Bahia, foramas próximas cidades escolhidas pela Itacitrus. É nesta região que está localizada a fazenda Nossa Senhora do Bom Sucesso I e II, área de produção própria no cultivo de limão e mamão. A empresa também incentiva pequenos produtores desta região a plantarem limão. Lá o packinghousetem 1.000 m² equipado e capacitado para processar quatrocontêineres por semana, empregando 151 colaboradores.

Por último fica a unidade da Itacitrus no Jaíba, a 1.000 km de Salvador (BA) e 1.200 de Santos (SP). A empresa estabelece uma parceria com uma cooperativa de produtores que fornecem a fruta e prestam serviço de embalagem do limão para exportação, com capacidade para dois contêineres por semana.

O custo de produção do limão gira emR$ 20 milha - Crédito Edvaldo Costa Mello
O custo de produção do limão gira emR$ 20 milha – Crédito Edvaldo Costa Mello

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes