17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Batata-semente deve ser de alta qualidade

Batata-semente deve ser de alta qualidade

Douglas José Marques

Doutor e professor ““ UNIFENAS

douglas.marques@unifenas.br

Crédito Marcos Miyazaki
Crédito Marcos Miyazaki

A produção de batata-semente constitui uma das fases mais importantes da cadeia produtiva da batata, tendo evoluído muito no Brasil nos últimos anos, tanto em quantidade como em qualidade.

Cerca de 15% da produção mundial destina-se às sementes, sendo menor este percentual, entre 10% nos países em que a produtividade é alta. A Holanda e o Chile chegam a destinar 25 e 15% da produção, respectivamente, para sementes, devido à exportação deste insumo. No Brasil, cerca de 13% da produção é destinada a sementes, mas apenas 20 a 30% deste total apresentam sementes de qualidade.

Importância da qualidade da batata-semente

A batata é uma hortaliça que se propaga, em geral, vegetativamente, por meio de tubérculos-semente. Entretanto, neste processo de propagação, o material está sujeito à infecção por patógenos, como fungos, bactérias e, principalmente, vírus que a cada ciclo vegetativo são transmitidos para a próxima geração, contribuindo para o processo de degenerescência da cultura.

Por estarem diretamente relacionados com a produtividade e a qualidade dos tubérculos produzidos e por se constituiro componente mais alto do custo de produção, é de grande importância a utilização de sementes de alta qualidade genética e fitossanitária para compor a lavoura.

Erros

A produção de batata-semente certificada é regulada por normas específicas em cada Estado produtor e inclui diversas etapas, entre as quais, a cultura de tecidos para obtenção de materiais livres de doenças, pré-básica, básica, registrada e certificada.

A atual situação da batata-semente no Brasil é extremamente preocupante para o futuro da bataticultura nacional, pois falta uma legislação que determine padrões de produção, os critérios de fiscalização da produção, inclusive a fiscalização do material que passa pelas fronteiras, além de definir a responsabilidade dos produtores quanto à qualidade da semente.

O bataticultor deve plantar sementes de alta qualidade genética e fitossanitária para alcançar alta produtividade - Crédito Luize Hess
O bataticultor deve plantar sementes de alta qualidade genética e fitossanitária para alcançar alta produtividade – Crédito Luize Hess

Qualidade total

Existem duas formas de se obter batata-semente de qualidade livre de viroses:

1) Cultivo das sementes verdadeiras ou botânicas

2) Cultura de meristema

Na maioria dos países produtores, incluindo o Brasil, o uso de sementes verdadeiras para a multiplicação da batata tem importância apenas para trabalhos de melhoramento da espécie, devido, principalmente, à variabilidade que este tipo de material pode introduzir na cultura (heterozigose), como também aos problemas relacionados com a falta de tecnologia de produção a partir deste tipo de material propagativo.

Já a cultura de meristemas é a técnica mais comumente utilizada para a obtenção ou recuperação de plantas livres de vírus.

Em segurança

O lote de material de propagação de batata importado deverá estar acompanhado do Certificado de Batata Semente, do Certificado de Muda de Batata ou documento equivalente que comprove que o lote foi produzido sob um processo oficial de certificação de sementes ou mudas, além do Certificado Fitossanitário.

As embalagens do material de propagação de batata importado, no ponto de ingresso, deverão estar identificadas com, no mínimo, as seguintes informações:

ÂŒEspécie;

Cultivar;

ÂŽClasse ou categoria, conforme o país de origem;

 Lote;

Safra;

‘ Peso por embalagem.

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Essa matéria você encontra na edição de janeiro 2018 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes