Douglas José Marques
Doutor e professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas)
douglasjmarques81@yahoo.com.br
Hudson Carvalho Bianchini
Professor de Fertilidade do Solo e Adubos e Adubação – Unifenas
O plantio de cenoura nas épocas corretas proporciona alta produtividade e maior qualidade final da hortaliça. Além de escolher a época, o produtor deve investir em sementes com alto potencial produtivo, agregando qualidade à raiz, além de obter, em campo, alto Ãndice produtivo. O produtor também deve optar por variedades com pele lisa, formato cilÃndrico e uniforme.
PerÃodo ideal para o cultivo de cenoura
A principal característica que deve ser levada em consideração na escolha da cultivar de cenoura é que ele tenha uma boa interação com o clima. Esse critério deve ser seriamente considerado, porque a passagem da etapa vegetativa do ciclo para a reprodutiva interessa apenas ao produtor de semente, não ao olericultor que produz raízes para mercado.
As cenouras europeias são exigentes em temperaturas amenas. Já as cultivares japonesas e brasileiras são selecionadas para adaptação a temperaturas mais altas. Assim, por meio da escolha criteriosa das cultivares, pode-se semear cenoura ao longo do ano nas muitas regiões produtoras.
Quando começa o plantio
Durante a década de 1950, a cenoura era uma cultura considerada tipicamente de outono-inverno nas condições do Centro-Sul. Atualmente, as cultivares podem ser agrupadas conforme sua adaptação termoclimática, graças ao notável trabalho de melhoramento genético desenvolvido a partir de então, inclusive no Brasil.
As cultivares semeadas no outono-inverno são, geralmente, de origem europeia. O grupo Nantes representa as cultivares cultivadas nessa época, produzem cenouras cilÃndricas, de ótimo aspecto, coloração alaranjada intensa e sabor adocicado.
Apresentam raiz comercial padrão da cenoura no Brasil devido à preferência por raízes cilÃndricas, lisas e de cor alaranjada intensa. São suscetÃveis à queima-das-folhas causadapor Alternariadauci e Cercosporacarotae. Suas sementes são normalmente importadas da Europa e França.
Novidades
Atualmente, a principal inovação na cultura é a introdução de híbridos de inverno importados, que possibilitam ganhos em produtividade, uniformidade das raízes, sanidade foliar, redução do ciclo, qualidade comercial e retorno financeiro.
Outra inovação recente é a introdução de cenouras coloridas (roxas, vermelhas, creme e brancas). Tratam-se de materiais mais alongados e mais afilados que as cultivares usuais.
Condições para a cenoura
Com o desenvolvimento de cultivares de inverno, verão e com os diferentes híbridos disponíveis no mercado, não existem muitas restrições para o plantio da cenoura no Brasil.
No mercado de sementes as empresas oferecem uma grande variedade de cultivares para o produtor. No entanto, é importante escolher uma cultivar que tenha boa interação com o clima e o solo, como dito, e que as cenouras tenham padrão comercial (raiz cilÃndrica, de ótimo aspecto, coloração alaranjada intensa e sabor adocicado).
Produtividade
Cada cultivar tem características próprias quanto ao formato das raízes, resistência às doenças e, principalmente, quanto à época de plantio. Essa última característica permite produzir cenoura durante o ano todo na mesma região, desde que se plante a cultivar apropriada às condições de clima predominante em cada época.
No cenário atual, o uso de cultivares híbridas, pela exigência de tecnologias de altos custos, somente é recomendado para grandes áreas, tendo em vista que esse sistema de plantio, preferencialmente, utiliza sementes peletizadas e semeadora de alta precisão, em virtude de gastar menos sementes por área, diminuindo o alto custo desse insumo agrícola.
A vantagem competitiva das sementes híbridas é a padronização das raízes, aliado a ganhos de produtividades na cultura da cenoura.
Â
Potencial genético
O uso de sementes híbridas e cultivares produtivas aumentam a produção, a padronização das raízes e resistência à queima-das-folhas causadapor Alternariadauci e Cercosporacarotae na cultura da cenoura, o que irá propiciar um maior retorno econômico para o produtor.
Lembrando que o mercado consumidor brasileiro tem preferência por raízes de cenoura bem desenvolvidas, com coloração alaranjada intensa, lisas, uniformes, comprimento e diâmetro variando, respectivamente, de 15 a 20 cm e de 03 a 04 cm, e sem defeitos.