17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Notícias Unidade de Referência recebe até maio inscrições para nova turma de consultores...

Unidade de Referência recebe até maio inscrições para nova turma de consultores em agroquímicos

Programa da entidade do Instituto Agronômico de SP capacita profissionais para treinar trabalhadores rurais aplicadores de defensivos agrícolas; mau uso desses produtos resulta em perdas anuais da ordem de R$ 2 bilhões no Brasil

Primeira entidade do Brasil dedicada a formar mão de obra especializada na aplicação de defensivos agrícolas, a Unidade de Referência recebe até o dia 7 de maio inscrições para seu treinamento com base na Norma Regulamentadora 31.8 (NR 31.8). O curso ocorrerá em dois módulos, nos períodos de 14 a 18 de maio e 4 a 8 de junho, e tem como objetivo capacitar profissionais de empresas do agronegócio para treinar trabalhadores rurais na função de aplicador de defensivos agrícolas (agroquímicos).

A grade do treinamento NR 31.8 contempla tecnologias empregadas no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, bem como medidas de proteção à saúde do trabalhador rural.

Uma entidade sem fins lucrativos, a Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Defensivos Agrícolas (UR) nasceu da associação entre o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e o setor privado. A UR está instalada nas dependências do CEA/IAC, na cidade paulista de Jundiaí, onde o curso NR 31.8 será realizado.

“A missão da UR é levar preceitos básicos da utilização de agroquímicos ao trabalhador rural. Como é praticamente impossível nos dias de hoje chegar diretamente a esse grande número de pessoas, a UR opera como um canal de disseminação de boas práticas agrícolas, com visão de longo prazo. Buscamos sensibilizar empresas da agroindústria sobre a importância socioeconômica de promover aplicações seguras de agroquímicos“, assinala Ramos.

Dados do IAC apontam que entre 25 milhões e 30 milhões de pessoas trabalham no agronegócio. Desse montante, em torno de 4,5 milhões são analfabetos, 12 milhões atuam como temporários e 85% exercem funções em pequenas propriedades. De acordo com o pesquisador científico Hamilton Ramos, coordenador da Unidade de Referência, o mau uso de agrotóxicos gera perdas anuais da ordem de R$ 2 bilhões.

Profissionais e empresas interessados no treinamento NR 31.8 devem se inscrever pelo site www.unidadedereferencia.com.br. Serão aceitos no máximo 15 participantes.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes