17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Respostas fisiológicas da nutrição em cultivo hidropônico

Respostas fisiológicas da nutrição em cultivo hidropônico

Daniel Baron

Engenheiro agrônomo, mestre, doutor em Fisiologia e Bioquímica de Plantas e professor adjunto – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – campus Lagoa do Sino

danielbaron.agro@gmail.com

Crédito Eduardo Miyayaciki
Crédito Eduardo Miyayaciki

As plantas necessitam, em geral, para o seu ciclo de vida, de nutrientes essenciais, sendo três (C, H e O) provenientes do ar e da água, além dos elementos minerais considerados “˜macronutrientes’, tais como nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S) e os elementos minerais considerados “˜micronutrientes’, tais como boro (B), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), cloro (Cl), molibdênio (Mo), níquel (Ni) e zinco (Zn).

Os elementos minerais listados anteriormente são considerados “˜essenciais’ para que o vegetal complete seu ciclo de vida e tal afirmação é válida para a maioria das plantas cultivadas, incluindohortaliças e demais frutíferas (Malavolta, 1980; Epstein; Bloom, 2006; Hansch; Mendel, 2009; Maathuis, 2009; Marschner, 2012).

Recomendações

Inicialmente, sugere-se que o produtor execute o chamado “˜Plano de Negócio’, exequível a curto prazo. Os principais itens estão listados a seguir:

Prospectar o mercado consumidor:importante que o produtor tenha alinhado o destino final da produção e o levantamento nos pontos de venda de informações, tais como preferência do público, tipos de embalagens, negociação, preço final, concorrência, etc.

Treinamento e especialização da tecnologia de cultivo hidropônico:o produtor e/ou empreendedor necessita conhecer os detalhes técnicos do funcionamento desta técnica de cultivo.

Instalação e condução do cultivo hidropônico:recomenda-se que o local para implantação e manutenção do cultivo hidropônico tenha acesso fácil e seja próximo a centros consumidores (logística de escoamento da produção), área plana para instalação das bancadas com possibilidade de inclinação posterior destas, possua acesso à água e energia elétrica, presença de instalações “˜quebra-vento’, naturais ou artificiais, e que constantemente tenha a visita de consultores e demais profissionais credenciados que possam prestar assessoria ao longo do tempo de cultivo dos vegetais.

Manejo

Como apresentado anteriormente, há muitos itens que o produtor/empreendedor terá que atender para tornar economicamente viável sua produção de plantas em cultivo hidropônico. Após sua completa instalação e dimensionamento, listo abaixo os principais itens, conforme recomendação de Martinez (2002):

† Manejo da solução nutritiva:controle do pH, condutividade elétrica e temperatura da solução nutritiva;

†Manejo fitossanitário:controle de invasoras em torno do ambiente protegidoutilizado no cultivo das plantas, desinfecção do ambiente protegido entre cultivos, inspeção elimpeza das mudas, controle de entrada e inspeção periódica para identificação de possíveisinsetos-pragas e doenças radiculares, adoção de medidas de controle, se necessário, como usode controle biológico ou defensivos agrícolas, desde que estes tenham registro para a cultura-alvo,sob a orientação de profissional na área da engenharia agronômica ou florestal, conformeresolução do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), nº 3.444 de27 de julho de 1990.

A nutrição mineral influencia no metabolismo da planta - Crédito Hidrogood
A nutrição mineral influencia no metabolismo da planta – Crédito Hidrogood

Respostas fisiológicas das plantas

O suprimento adequado de nutrientes minerais para as culturas é um dos fatores maisimportantes para aumento de sua produtividade biológica. A nutrição mineral influencia direta eindiretamente o metabolismo do vegetal, devido à sua influência no crescimento e na morfogênesedo vegetal (Fageria, 2001).

De acordo com a literatura, existe relação direta entre o correto manejo da soluçãonutritiva (disponibilidade dos elementos minerais essenciais aos vegetais) e as trocas gasosas dosvegetais. Entenda-se como trocas gasosas foliares o processo de difusão de vapor d’água para aatmosfera e de assimilação de gás carbônico atmosférico (CO2) para formação de matéria orgânicaconstituinte do vegetal.

Além do mais, a nutrição hidropônica adequada permite que a plantaacumule os elementos minerais nos tecidos vegetais e estes exerçam funções essenciais diretas eindiretas no metabolismo fotossintético, o que resultará em plantas mais saudáveis e adequadaspara comercialização (Baron; Amaro; Campos et al. 2018).

Custo envolvido

Definir, com exatidão, todos os custos envolvidos no cultivo hidropônico é tarefa quedepende, basicamente, da região/município que se pretende iniciar esta prática, pois os valoresvariam por conta da logística e localização da fonte de materiais, mão de obra, etc.

Em consulta ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE),estima-se que um projeto de hidroponia para a produção de 30.000 pés de alface tenha custosmensais em torno de R$ 9.000,00.

Para mais informações sobre valores a serem desembolsados,por exemplo, terraplanagens e estrutura geral do ambiente protegido para o cultivo, instalaçõesde água e energia elétrica, equipamentos, perfis, bancadas, sementes, insumos, despesas deregistro da empresa, honorários profissionais e capital de giro para suportar o negócio nosprimeiros meses de atividade, recomendo a leitura do texto completo no site www.sebrae.com.brNo campo de busca digitar a palavra “˜hidroponia’.

Essa matéria você encontra na edição de junho da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes