17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Bioinseticida protege citros do greening

Bioinseticida protege citros do greening

Crédito IMA
Crédito IMA

O greening, ou huanglongbing (HLB), é uma doença causada pelas bactérias Candidatus Liberibacter spp, Candidatus Liberibacter asiaticus e CandidatusLiberibacter americanus que afeta todos os citros (laranja, limão e tangerina). O vetor das bactérias causadoras do greening ou doença é o psilídeo Diaphorina citri, que ao sugar a seiva de uma planta doente para se alimentar, serve como transmissor da bactéria causadora da doença, propagando o greening nas lavouras. E uma vez contaminadas, as plantas não podem ser curadas.

“O produto biológico é à base do fungo entomopatogênico Isaria fumosorosea, o primeiro no Brasil e um dos poucos existentes no mundo“, relata o professor da ESALQ/USP, Ítalo Delalibera. Além desta instituição, participaram do desenvolvimento do produto a Koppert e o Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura).

Como funciona

O fungo atua em contato direto com seu alvo. Depois da pulverização, conídios do fungo entomopatogênico Isaria fumosorosea são depositados sobre o alvo, aderindo ao tegumento do inseto, quando inicia seu processo de germinação, produzindo um complexo de enzimas que atuam na degradação do tegumento do inseto.

No interior do inseto o fungo continua seu processo de desenvolvimento, onde também libera enzimas e metabólitos que levam o inseto à morte. Em seguida, o fungo começa o processo de extrusão, colonizando desta vez a parte externa do inseto, onde comumente o inseto fica recoberto com uma fina e pulverulenta camada de conídios de tom rosáceo, confirmando assim a morte do inseto pelo fungo Isaria fumosorosea.

Tanto ninfas quanto adultos são suscetíveis à ação do fungo. O produto também pode ser associado àTamarixia radiata, parasitoide inimigo natural do psilídeoDiaphorinacitri.

 

Essa matéria você encontra na edição de julho da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes