17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Mercado Uso de minerais orgânicos favorece performance e sustentabilidade na aquicultura

Uso de minerais orgânicos favorece performance e sustentabilidade na aquicultura

Inserção de microminerais na dieta permite melhor absorção de nutrientes e qualidade do produto final

Crédito Alltech
Crédito Alltech

A aquicultura é um dos segmentos que mais cresce em produção no Brasil. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o crescimento na produção da pesca baterá 104% até 2025. Para manter o destaque na produção e para que os peixes alcancem seu potencial nutricional, a inserção de minerais orgânicos na dieta é uma das alternativas mais promissoras para os produtores.

De acordo com o gerente nacional de Aqua e PetFood da Alltech do Brasil, Maurício Rocha, animais aquáticos sofrem grande interferência do ambiente sobre seu desenvolvimento, necessitando de absorção e retenção de minerais para manutenção no controle osmótico. Em sua forma orgânica, os minerais têm maior biodisponibilidade, possibilitando melhor absorção no trato digestivo e maiores ganhos na produção.

“Além da melhor qualidade de pele e escamas, esses microminerais permitem a maior produção de muco, que proporciona melhor proteção ao peixe contra parasitas, melhor sistema imune e melhor performance zootécnica, como ganho de peso, conversão alimentar e menor mortalidade“.

Qualidade da água e sustentabilidade

Com a maior absorção, menos minerais são encontrados na água, havendo assim um menor índice de contaminação no ambiente. Testes feitos na dieta dos peixes com o uso do premix Aquate, da Alltech, que contém Bioplex ““ linha de minerais composta por selênio, cobre, zinco, ferro e peptídeo – mostraram que além da digestão, ao serem quelados à moléculas orgânicas, esses minerais se dissolvem menos, tornando mais fácil filtrá-los. Segundo o especialista, cada vez mais, a opção é vista como a mais sustentável.

“É uma questão de tempo para que o mercado visualize isso. Ainda, muitas das dietas voltadas aos seres aquáticos utilizam em grande quantidade os minerais inorgânicos, mas já temos empresas que estão iniciando o uso de orgânicos como suplementação, apontando uma tendência de substituir em até 100% o uso dos inorgânicos“, afirma.

Outro ponto favorável ao uso de minerais orgânicos é a menor interação destes com diversos componentes de uma ração, tais como antioxidantes, vitaminas, minerais e enzimas, devido à ausência de cargas e estabilidade de seus componentes, otimizando o potencial nutricional das rações.

 

—-

Sobre a Alltech:

Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, a Alltech descobre e entrega soluções para a nutrição sustentável de plantas, animais e pessoas. Com mais de 100 unidades de produção global, a Alltech é líder em produção e processamento de leveduras e minerais na forma orgânica.

Nosso princípio orientador ACE busca desenvolver soluções que são seguras para os animais, consumidores e também para o meio ambiente. São mais de cinco mil colaboradores espalhados pelo mundo que têm o compromisso de para trabalhar todos os dias para nossos consumidores.

A Alltech é uma empresa familiar – o que permite se adaptar rapidamente às novas necessidades do consumidor e a permanecermos focados em inovação de ponta. Sediada em Lexington, Kentucky, nos Estados Unidos, a empresa tem uma presença forte em todas as regiões do mundo. Para mais informações, visite www.alltech.com/news. Nos contate também pelo Facebook.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes