A Agrocinco já participou de pelo menos nove edições da Hortitec, quatro delas sequencialmente. Para Luiz Carlos da Silva Galhardo, diretor de vendas da Agrocincoe responsável pela assistência técnica na região centro-norte e nordeste do País, aHortitec é muito importante, por ser um ponto de referência para todo o mercado de hortaliças, que são os consumidores, clientes iniciais e potenciais, além dos distribuidores. “Este é um centro de conversão de tecnologia e todo ano um pessoal focado se reúne em Holambra para a troca de informação e apresentação de novidades“, avalia.
Durante o evento também há exposição das novidades e tendências do segmento HF, uma oportunidade para a Agrocinco ouvir o que as pessoas estão querendo para seu negócio, orientando as empresas quanto ao futuro.
“AAgrocinco está consolidando uma ideia que começou há 10 anos, com o lançamento da cebola longa vida. Mas, durante todos esses anos tivemos pouca semente para ofertar ao mercado, o que está mudando. Então, para a Hortitec levamos os bulbos e toda a linha de produtos da Embrapa, como osmaracujás doces e azedos, os tomates híbridos e simples, além do mamão formosa Bela Nova de pequeno porte, possibilitando que o produtor não precise subir uma escada para colher a fruta“, relata Luiz Carlos.
Lançamento
A Agrocinco lançou, durante a Hortitec, o híbrido de tomateIniaCimarrónem parceria com o Instituto de Pesquisa do Uruguai, chamado Inia, que é um aporte de germoplasma muito interessante, com linhas parentais bem completas do ponto de vista de tolerâncias, resistências a doenças e também a problemas fisiológicos, como fundo preto e manchas de chuva.
IniaCimarrón, além de ser muito firme, tem a cobertura de todas as doenças hoje presentes no Brasil, sendo altamente produtivo e não mancha na chuva. “Já nos trabalhos iniciais de verificação um produtor que testou 500 pés fez o pedido de 50 mil plantas, para nossa surpresa.Outro produtor do Rio de Janeiro já sinalizou que vai querer 60 mil pés, porque o teste que ele fez foi muito bom. Nosso intuito é trazer produtos que melhoram a vida do produtor e do consumidor, beneficiando todaa cadeia“, pontua Luiz Carlos.
Mais com menos
O Brasil passa por uma fase de transição, saindo de uma crise, ou seja, atravessa o que Luiz Carlos chama de “˜fase de arrumação’. Para ajudar o produtor neste momento, a Agrocinco está priorizando a produção de qualidade em menos espaço. “Procuramos ser mais efetivos e eficientes. Temos visto produtores elogiando nosso trabalho, desde os que compraram um pacote de semente até aqueles que plantaram grandes áreas. Isso é muito gratificante“, emociona-se.
Por fim, ele agradece a Revista Campo & Negócios, sua parceira forte, que torna a empresa ainda mais competitiva.“A Revista nos ajuda a sempre marcar presença no mercado de HF, um fator que levamosmuito em consideração“, conclui.