Um papel filme para embalar alimentos feito da casca de manga promete aumentar o tempo de conservação dos alimentos. O produto foi de desenvolvido por um grupo de cientistas indianos do Centro de Pesquisa Atômica de Bhabha (BARC), em Mumbai.
De acordo com os pesquisadores, os melhores resultados foram observados na capacidade do papel filme em manter a carne fresca por mais tempo, sobretudo a de aves. Durante os testes, os cientistas conseguiram conservar a carne de frango por 12 dias a temperaturas em torno de 3°C, enquanto que com o uso do plástico convencional esse tempo foi reduzido para apenas três dias.
O experimento indica que é possível aumentar o tempo de conservação de carnes em até quatro vezes. Segundo eles, isso acontece porque o alto conteúdo lipÃdico da carne faz com que ela seja suscetÃvel à oxidação, o que acaba provocando a quebra de suas moléculas e, consequentemente, a perda rápida de suas propriedades, o que não acontece quando se usa biofilme.
O produto, que utiliza compostos bioativos como fenóis e carotenoides da casca da manga, tem uma série de propriedades antimicrobianas que são positivas para a conservação de alimentos, o que é resultado de seu conteúdo formado por álcool polivinÃlico, gelatina e ciclodextrina.
Em entrevista para o The Hindu, os cientistas lembraram que além do papel filme ser inovador, ele ainda é uma alternativa biodegradável ao plástico, que é utilizado para embalar quase todos os produtos encontrados nos supermercados.“A Índia é um dos maiores produtores de manga, eo shell, o que geralmente é descartado, tem um conteúdo fenólico mais alto do que a polpa e pode servir como um bom antioxidante“, finalizam eles.