Os nutrientes têm várias funções: possibilitam o funcionamento metabólico da planta, permitem que ela complete o ciclo de vida, tenha produção adequada e com qualidade nutricional.
Segundo o engenheiro agrônomo e florestal Valter Casarin, coordenador CientÃfico da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV), o uso adequado dos fertilizantes é o caminho para o aumento na produtividade de frutas e verduras, proporcionando a redução no custo final dos alimentos.
Segundo Valter, “quando fornecemos os nutrientes em quantidades balanceadas ao solo, estamos beneficiando sua fertilidade e promovendo a disponibilidade de alimento para as plantas. O uso do adubo correto, na dose, local e época corretas é o caminho para manter a sustentabilidade do sistema e o respeito ao meio ambiente“.
Quando o fertilizante não é aplicado de forma correta, o resultado é a baixa produtividade e prejuízo no valor nutricional dos alimentos. A redução na produtividade é proporcional à deficiência de um determinado nutriente no solo.
Ganhos de produção
Levantamento feito pela revista científica Agronomy Journal relata que o uso de fertilizantes ao longo dos anos tem contribuÃdo para ganhos médios de 50% na produção de alimentos. Por outro lado, pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) mostra que o uso de fertilizantes previne a perda de 10 a 40% da produção agrícola mundial. Esses casos mostram a grande contribuição dos fertilizantes à sociedade.
Essencial é ter a consciência que o fertilizante é o caminho para devolver e disponibilizar os nutrientes essenciais que estão em falta no solo, para que as frutas e verduras possam ter seu desenvolvimento pleno, garantindo uma produção farta, de qualidade e sempre respeitando o ambiente.