17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Lançamentos Stoller apoia lançamento de livro sobre nematoides e pragas na cana-de-açúcar

Stoller apoia lançamento de livro sobre nematoides e pragas na cana-de-açúcar

A aplicação de hormônioaumenta o teor de sacarose na cana-de-açúcar - Créditos Shutterstock
Créditos Shutterstock

Trazendo um panorama dos aspectos e danos causados por pragas e nematoides na cultura da cana-de-açúcar, a Stoller, empresa especializada em nutrição e fisiologia vegetal, apoiou a lançamento do livro “Nematoides e pragas da cana-de-açúcar“, de autoria da pesquisadora Leila Luci Dinardo-Miranda. A iniciativa contempla o compromisso da companhia em colaborar com a disseminação de conhecimento para a cadeia produtiva.

A obra apresenta informações sobre os tipos de pragas e nematoides presentes na cana-de-açúcar no Brasil, com destaque para Pratylenchus zeae, Meloidogyne javanica, M. incognita, P. brachyurus, broca comum, broca gigante, cigarrinha das raízes e das folhas, Sphenophorus levis, Migdolus fryanus, cupins, pão-de-galinha e broca peluda, Metamasius hemipterus e formigas.

A publicação destaca ainda os aspectos da biologia, danos, fatores que influenciam as populações de cada espécie, além das técnicas de amostragem, estimativas dos níveis de dano econômico e de controle.

“Os nematoides e as pragas de solo são um sério problema para o desenvolvimento da cultura no país. Estima-se que os nematoides podem reduzir a produtividade da cana-de açúcar de primeiro corte de 20% a 30%. Além disso, causam a queda de produtividade entre 10% a 20% por corte das soqueiras, reduzir a longevidade do canavial em cerca de um corte. Por isso, o livro é uma importante ferramenta de conhecimento para o setor produtivo”, destaca Miranda.

Na obra, a autora também apresenta os resultados obtidos em experimentos de controle de nematoides com produto biológico Rizotec, bionematicida isolado do fungo Pochonia chlamydosporia (Cepa PC 10). “O bionematicida tem menos impacto ao ambiente, mas o que nos deixa bastante satisfeitos nesse caso é que os resultados do Rizotec mostraram que sua eficiência é semelhante ao químico, sem é claro, todo os impactos ambientais“, diz Miranda.

Para o CEO da Stoller, Rodrigo Oliveira, “é uma honra para empresa fazer parte deste projeto que leva informação e conhecimento, especialmente, porque a publicação traz estudos e experimentos que contribuem para a evolução da produtividade no campo”, diz.

A obra, laçada neste ano, está em sua segunda edição e conta com 444 páginas. O livro pode ser adquirido pelo site o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), através do link: www.iac.sp.gov.br/publicacoes/porassunto/comoadquirir.php

Sobre a Stoller

Com a missão de transformar o conhecimento em inovação, oferecendo soluções para a construção de uma agricultura mais eficiente, a Stoller é uma empresa multinacional presente em 56 países. Além de oferecer produtos biológicos, o Grupo Stoller é líder mundial na nutrição e fisiologia vegetal, soluções que, integradas, possibilitam ao agricultor aproveitar o máximo potencial genético das plantas, obtendo elevados níveis de produtividade.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes