Evento aconteceu nos dias 03 e 04 de abril, com as principais marcas do agronegócio apresentando novidades que aumentam a produtividade e melhoram o manejo nas lavouras de café
Linhas de crédito mais acessíveis, acesso à operação barter – em que o cafeicultor paga sua compra utilizando do próprio café como moeda de troca -, lançamentos e novidades do mercado, tecnologia digital e negócios com valores mais atraentes e com mais possibilidades de negociação. Todas essas vantagens estiveram ao alcance de produtores do Cerrado Mineiro e Alto Paranaíba durante a 4ª edição da Feira do Cerrado (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas do Cerrado), que aconteceu nos dias 03 e 04 de abril, em Coromandel (MG).
Com o tema ‘Tecnologia digital gerando valor à cafeicultura’, neste ano a feira teve grande foco na inovação e em como a tecnologia digital pode melhorar a rentabilidade, a competitividade e a qualidade de vida do homem do campo. Softwares, produtos, máquinas e equipamentos foram apresentados por 66 expositores, em uma área de 21 mil metros quadrados, sendo 9 mil metros de área coberta que concentrou, ao todo, 72 estandes de fornecedores das mais diferentes áreas, com recursos que vão da gestão e manejo à colheita da safra.
“Apesar do preço do café estar em baixa, a Femagri Cerrado superou nossas expectativas, isso porque com tecnologia e investimento em maquinários o produtor consegue diminuir seus custos, que é exatamente o que ele precisa nesse momento. Assim ele pode otimizar seus ganhos e melhorar a rentabilidade, e para tal apresentamos o que há de melhor para a cafeicultura. Nosso cooperado teve acesso a esses produtos com condições de pagamento diferenciado”, conta Luiz Fernando, gerente de filial Cooxupé.
Organização
Realizada anualmente pela Cooxupé, a organização busca, a cada edição, inovar com a presença de empresas que possam agregar mais novidade e tecnologia ao cafeicultor, especialmente aos produtores da região de Coromandel, que, por ter uma topografia mais plana, facilita a mecanização.
Entre os destaques de 2019 para a feira esteve a usina solar fotovoltaica – uma solução em geração de energia solar, via placas fotovoltaicas, que também podem ser aplicadas em empreendimentos rurais e cujo investimento pode significar ao produtor mais economia pela geração da própria energia.
A técnica de plasticultura com uso do mulching na cultura do café (filme plástico para cobertura de solo, que ajuda a reduzir a amplitude térmica e diminuir o surgimento de plantas daninhas) também foi uma das novidades.
O estande de nutrição animal da Cooxupé, com produtos também para a pecuária, apresentou mais de 60 tipos de rações e concentrados para bovinos, equinos, suínos, caprinos, aves de corte e postura, além de suplementos minerais e proteinados.
Como a feira é pensada para receber também toda a família, também contou com o Espaço Kids – área de recreação para crianças, Espaço Beleza – que ofereceu serviços estéticos, praças de alimentação, Empório Cooxupé – com souvenirs e produtos que levam a marca da cooperativa, e ainda o Programa Nespresso, com o mais novo produto da Cooxupé, a Máquina de Café Expresso para sachê, apresentada ao público durante a Femagri.