17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Morango - Mudas da Segóvia – Espanha

Morango – Mudas da Segóvia – Espanha

Autor

Heitor A. Pagnan
Engenheiro agrônomo da Maxxi Mudas

As mudas da Espanha plantadas entre fevereiro e março têm surpreendidos os produtores de morango. Não existe perda porque elas são absolutamente sadias e a produção se inicia 40 dias depois de plantadas

Fotos Heitor Pagman

As mudanças na agricultura têm sido, como em todos os setores, muito rápida. A maioria delas tem sido para melhorar a atividade no campo. No morango, há 25 anos plantava-se entre março e abril e o morango produzia até dezembro, no máximo.

As plantas de morango morriam e um novo cultivo se iniciava no ano seguinte. Ou seja, tinha-se lavouras anuais, com muitas doenças e muita perda, porque o morango era plantado a céu aberto. Nesse ponto, com a introdução dos plantios protegidos houve uma redução bem significativa no uso de agrotóxicos.

De 25 anos para cá foram introduzidas mudas importadas da Patagônia Argentina que estabeleceram um novo nível de qualidade nas plantas. Elas ficam até 22 meses no campo, com produções nunca antes pensadas, como até 2,5 kg por planta nesse período. Com isso ganhou toda a cadeia produtiva. 

Essa muda é fornecida no final de abril/início de maio, em se tratando de mudas de dia curto, como a Benícia, Camino Real e Fronteras, ou durante o mês de junho, quando nos referimos às variedades de dia neutro, como San Andréas, Albion, Aromas e Monterrey.

Mas o produtor de muitas regiões sempre falou em se ter uma muda de qualidade mais cedo. E para ocupar esse espaço, veio a muda da Espanha. Nós, da Maxxi Mudas, estamos trazendo essas mudas da cidade de Segóvia, Espanha, e os resultados têm sido muito bons.

É uma muda que vem absolutamente selecionada, com padrão de tamanho e sanidade impressionantes! Assim, temos uma excelente muda que é plantada no mês de fevereiro ou março. Já temos a data prevista para entrega no ano de 2020, que será a partir do dia 10 de fevereiro.

Para os interessados

As encomendas vão iniciar a partir de setembro desse ano. A verdade é que as mudas da Espanha plantadas entre fevereiro e março têm nos surpreendido. Não existe perda porque elas são absolutamente sadias e a produção se inicia 40 dias depois de plantadas. Isso é um grande diferencial.

Essa muda é colhida no início do inverno na Espanha, em dezembro, cujas temperaturas podem chegar a 10 graus negativos, o que faz com ela fique absolutamente madura e com reservas nutricionais que a farão produzir muito.

Nós, da Maxxi Mudas, temos uma logística que faz com que essa planta chegue até o produtor em perfeitas condições. 

Diferenciais

As principais características das mudas que trazemos para o Brasil referem-se à altíssima qualidade fitossanitária (sem doenças e insetos) e à alta qualidade genética, produzindo frutos grandes e saborosos, ou seja, as mudas possuem um nível altíssimo de qualidade. O produtor do Brasil, infelizmente, não se dá conta de que se tiver uma muda de má qualidade pode colocar todo o projeto em perigo.

Atualmente, o produtor tem à disposição uma muda nacional que pode produzir por alguns meses, porém, em quase 100% dos casos exige mais cuidados fitossanitários para manter um nível adequado de sanidade, diferente dos materiais comercializados pelas Maxxi Mudas.

O produtor tem que se dar conta de que se ele usa agrotóxicos na produção de morango, o primeiro prejudicado é a sua saúde. Muda de qualidade é fundamental para o sucesso de uma lavoura de morangos. E a muda de morango da Segóvia-Espanha, veio para mostrar que é possível ter alta produção em um período diferenciado de preços do morango. Com isso, todos ganham!

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes